Banda do Mercês participará de campeonato no Rio Grande do Sul

Grupo disputa título nacional de bandas e fanfarras no próximo fim de semana
quarta-feira, 10 de agosto de 2016
por Dayane Emrich
(Foto: Carlos Mafort)
(Foto: Carlos Mafort)

A Banda Musical de Harmonia do Colégio Nossa Senhora das Mercês participa no próximo sábado e domingo, 13 e 14, respectivamente, do 1º Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras da Agência Brasileira de Bandas Marciais e Fanfarras (ABMF). A competição, que acontecerá na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, contará com a presença de 25 bandas de todo o país, sendo a do Mercês a única representante do Estado do Rio de Janeiro. 

De acordo com o coordenador geral da orquestra, Felipe Guerra Borges, essa é mais uma oportunidade para o grupo mostrar todo o seu potencial. “As bandas competem por categoria, mas todas disputam o título geral. Nós vamos, mais uma vez, em busca de outro campeonato e do reconhecimento do trabalho dos músicos”, afirma ele, explicando que 65 integrantes farão a viagem rumo ao sul do país.

Durante o concurso, sob regência do maestro Ricardo Catarcione, os músicos vão apresentar um repertório diversificado com as canções “Happy”, de Pharrel Williams; “Conquest of paradise”, do Vangelis, e a famosa “Copacabana”, de Tom Jobim. 

Fundada em 1984, a banda conta atualmente com 80 componentes, entre alunos, ex-alunos, pais e professores. São músicos amadores, percussionistas, dançarinos e ginastas, entre 12 e 55 anos, que fazem das apresentações da banda verdadeiros espetáculos. 

Entre os títulos, o grupo leva no currículo apresentações no “Festival Sul-Americano de Bandas e Fanfarras (2004/Taubaté-SP) e no Campeonato Mundial de Bandas de Marcha (2005, também em Taubaté), onde se consagrou campeão sul-americano e vice-campeão mundial na categoria harmonia. 

Em 2012, também na cidade de Taubaté, a banda conquistou o mundial na categoria harmonia e, no mesmo ano, em Atibaia, o bicampeonato sul-americano na categoria banda de harmonia, além da medalha de ouro na disputa final com honras à percussão. 

Fora os inúmeros concertos no município e pelo país, a banda do Mercês já realizou apresentações em Melipilla, no Chile; Orlando, nos Estados Unidos; Rust, na Alemanha; e Fribourg, Morat e Zurique, na Suíça. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade