Bairro Ypu requer mais cuidados de limpeza e manutenção em vários pontos

terça-feira, 08 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Bairro Ypu requer mais cuidados de limpeza e manutenção em vários pontos
Bairro Ypu requer mais cuidados de limpeza e manutenção em vários pontos

O Bairro Ypu é a principal porta de entrada do Centro e concentra algumas referências importantes da cidade. O mercado das flores, a escola de samba Unidos da Saudade e o viaduto Geremias de Mattos Fontes, que está completando 40 anos, são marcas do tradicional bairro. A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA esteve esta semana no local para conferir os principais problemas que prejudicam a rotina da comunidade.

Uma das queixas apuradas foi a má conservação da Praça Mac Niven, que está com os jardins mal cuidados e sujos. Até mesmo carcaças de televisão e outros equipamentos eletrônicos estavam depositados em um canto da praça, conforme flagrado durante a reportagem. A falta de lixeiras, de alguns brinquedos para as crianças e de bancos para os frequentadores foram alvo de críticas de moradores e comerciantes do bairro. "A pracinha precisa de mais atenção porque é o único espaço arborizado que temos. A quadra e a pista de skate são inviáveis nestes dias de sol forte”, disse uma moradora das imediações, que preferiu não se identificar. 

 

 

Outro problema verificado pela reportagem é a manutenção deficiente do viaduto Geremias de Mattos Fontes. Em determinado ponto, há uma infiltração onde nasceu até uma vistosa planta. Na parte baixa, há muita sujeira e as pichações dividem espaço com ilustrações em grafite. Vergalhões também estão aparentes em alguns trechos, comprovando a necessidade de recuperação desse importante eixo de ligação com o centro da cidade.

 

 

 

 

 

 

 

Barulho de ensaios é alvo de queixas de moradores

 

 

Símbolo do bairro, a escola de samba Unidos da Saudade já deu a largada para o Carnaval 2014 e vem promovendo uma série de ensaios em seu barracão, situado na descida do viaduto. O barulho, entretanto, vem incomodando alguns moradores das imediações. "Já liguei para a PM, o Corpo dos Bombeiros e a Prefeitura, mas ninguém resolve nada. O som está muito alto e não conseguimos nem assistir televisão dentro de casa. Nos fins de semana é ainda pior, o barulho vai até às 5h. Não sou contra a escola, mas acho que deveria haver mais respeito com os moradores. O galpão também já deveria ter isolamento acústico”, reclama um senhor que reside há 40 anos no bairro. Ele, inclusive, disse que está se mudando do Bairro Ypu em busca de sossego.

 

 

Outro morador antigo do bairro, o comerciante Paulo de Azevedo, não vê problemas que prejudiquem a qualidade de vida da comunidade. "Aqui é um lugar muito sossegado e bom de viver, próximo do comércio e serviços. Não temos nada que atrapalhe o nosso dia a dia”, defende, dizendo que vem acompanhando o crescimento do bairro ao longo das décadas.

 

 

Opinião semelhante tem o barbeiro Alaelson Torres, há 15 anos no bairro. "Gosto muito do Bairro Ypu por causa da tranquilidade e da proximidade com o Centro. Passei uns dias fora e senti muita saudade dessa paz. Não tenho o que reclamar da vida aqui. Minha única queixa é sobre o atendimento precário na saúde, mas isso é um problema em todo o país.”

 

 

Outros moradores ouvidos pela reportagem reclamaram da pavimentação ruim em alguns pontos e da falta de serviços simples como de limpeza e capina das ruas e de manutenção dos bueiros. Também há entulhos depositados em alguns pontos, mercadorias obstruindo a passagem de pedestres em um trecho de calçada na Avenida Geremias de Mattos Fontes e fiação repleta de tênis pendurados nas imediações da quadra de esportes. A comunidade reivindica soluções e quer mais atenção e cuidado para o Bairro Ypu, um dos cartões de visita de quem chega à cidade.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade