Baeta supera contratempos e é 4º no Brasileiro de Downhill

Experiente, Bruno Baeta já enfrentou as mais diversas situações, mas a cada competição um novo desafio é proposto pelos obstáculos naturais das pistas.
quarta-feira, 29 de julho de 2015
por Vinicius Gastin
No pódio, Bruno Baeta celebra o bom desempenho no Brasileiro
No pódio, Bruno Baeta celebra o bom desempenho no Brasileiro

Um dos principais atrativos do downhill é a imprevisibilidade. Se os treinos ajudam a desenvolver a técnica e preparar os pilotos para as mais diversas situações, apenas o momento da prova é capaz de determinar de forma precisa os obstáculos que serão enfrentados pelos atletas. Experiente, Bruno Baeta já enfrentou as mais diversas situações, mas a cada competição um novo desafio é proposto pelos obstáculos naturais das pistas.

Em Ipatinga, o friburguense e demais integrantes de sua equipe, a Abelhas Dh, enfrentaram uma pista de alto nível, completa, em um terreno totalmente diferente do que estão acostumados a treinar. No fim das contas, Baeta conseguiu alcançar a quarta colocação no Campeonato Brasileiro de Downhill 2015, etapa única, e subiu ao pódio com o sorriso que traduziu a satisfação pelo resultado. Além dele, Bruno Amorim Ponce, Bruno Borher e Xandrim Dias participaram do evento.

“Mais uma vez nos superamos, andamos bem. A pista diferente nos obriga a treinarmos cada vez mais, e nos adaptarmos a essa nova situação. Deixo aqui os meus parabéns a todos os pilotos da nossa equipe. Após alguns capotes fui me sentindo mais à vontade na pista, e sabia que tinha que me dedicar muito, pois a minha categoria estava super disputada. A cada dia que passava a pista estava mudando.”

Baeta refere-se às mudanças naturais provocadas pelo tempo, algo comum para o downhill. Alguns paredões foram danificados, valas aumentaram de tamanho e a erosão do solo cresceu com o passar das bicicletas durante os treinos. Todo esse cenário tornou ainda mais difícil o controle sobre a bicicleta. Ainda no sábado, durante os treinamentos classificatórios, o friburguense conseguiu a quinta colocação em sua categoria, inclusive com os tempos muito próximos aos líderes.

“Eu sabia que poderia melhorar para a prova oficial no domingo, mas também tinha a consciência de que qualquer vacilo poderia jogar fora a chance de um pódio na categoria”, comenta. “Fiz uma descida rápida e consciente, pedalei bem, já que a pista exigia muito preparo físico. Graças a Deus consegui baixar o meu tempo em um segundo. Com esse tempo baixei, melhorei uma posição em relação à prova classificatória e conquistei a quarta posição na categoria.”

A avaliação torna-se ainda mais positiva ao analisar o nível dos pilotos participantes e as dificuldades encontradas por Baeta. O atleta de Nova Friburgo competiu contra campões mundiais e pan-americanos, e teve que superar o furo de um pneu, uma queda e o desafio de recuperar o tempo perdido em uma pista que facilitava o erro do piloto. Ainda assim, Bruno Baeta chegou apenas três segundos atrás do primeiro colocado da prova. 

“Claro que sempre queremos mais, mas um campeonato brasileiro, em uma pista muito fácil de errar, deixa o resultado extremamente positivo. A diferença de tempo do primeiro colocado até o quarto foi apenas de três segundos. Só tenho a agradecer a todos que torceram por mim e me apoiaram para mais essa conquista na minha vida. Dedico a todos da minha família, que entendem, apoiam e sabe o quanto eu amo o downhill. Gostaria também de dedicar essa colocação aos amigos Hamilton Algodão e Hugo Leonardo Silva, que se acidentaram durante os treinos e não puderam participar.”

De volta a Nova Friburgo, Baeta e equipe voltam aos treinos em preparação para os próximos desafios na modalidade. “Não posso deixar de agradecer a todos que me apoiam. Obrigado à CCM Sports, Intense Bike, Marcelo Morgado, Beto Pittigliani, Capim Limão Suplementos, Friburgo Showrasquinho, Academia Body Club, Oficina da Cor II, Colorado Ferramentas & Madeiras, Underfloor, Roberto Machado Pereira Junior, Gaiamx, Skull Racing, Bike for Fun, Montech Suspension, Arena Friburgo e ao apoio de sempre do Jornal A Voz da Serra.”

Foto da galeria
Integrantes da equipe Abelhas comemoram resultados em Ipatinga
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Bruno Baeta | Downhill | Brasileiro de downhill
Publicidade