Baeta e os Abelhas DH comemoram resultados de 2016

O ano foi positivo para os pilotos de downhill de Nova Friburgo
quarta-feira, 07 de dezembro de 2016
por Vinicius Gastin
Parte da equipe Abelhas DH: temporada histórica para o grupo de atletas de Nova Friburgo
Parte da equipe Abelhas DH: temporada histórica para o grupo de atletas de Nova Friburgo

Uma temporada inesquecível para a equipe Abelhas DH. Começou com o domínio nas competições estaduais, passou pela novidade do enduro e terminou com dois pilotos, Bruno Baeta e Bruno Borher, faturando títulos nacionais. Os atletas de downhill de Nova Friburgo terminam o ano de 2016 em alta, com troféus, medalhas, entrosamento dentro e fora das pistas e, principalmente, boas perspectivas para os próximos desafios.

“O ano foi muito positivo. Disputamos várias provas, como o circuito completo de Downhill, o Brasil Enduro Séries e alcançamos grandes resultados. Eu e toda a equipe. Isso exige bastante do piloto, com rotina de treinos, que são mais fortes nos fins de semana, descanso, alimentação correta. Toda a equipe conta com uma estrutura familiar importante, as famílias participam. Somos todos amigos, o que ajuda bastante”, destaca o piloto Bruno Baeta, responsável pela equipe.

Tudo começou durante a primeira etapa, na Fazenda Santa Helena, em Simão Pereira, na divisa do estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais. Até por isso, nesta prova, os pontos são computados para os campeonatos mineiro e carioca. A sequência da competição aconteceu em Paty do Alferes, e a terceira etapa reservou um espaço para Nova Friburgo. 

O evento foi realizado no mês de maio, no Sanandu Bike Park, na estrada de acesso ao Colonial 61. Bruno Baeta, desta vez anfitrião, se destacou ao vencer a prova na categoria master A2. De quebra, foi o quinto colocado na classificação geral da etapa. Além dele, Bruno Borher, Roulien Fragoso, Bruno Ponce e Gabriel Rodrigues também subiram ao lugar mais alto do pódio nas respectivas categorias.

O carioca prosseguiu em Paraíba do Sul e Miguel Pereira, que recebeu as duas últimas etapas. Cada uma delas soma pontos para o ranking geral. Esse ano, a equipe Abelhas foi federada com 12 atletas, e seis completaram todo o circuito. Bruno Baeta faturou o título da categoria master A2 ao chegar na primeira colocação em cinco das seis etapas e alcançar ainda uma segunda colocação. Exatamente com esse mesmo desempenho, Bruno Borher levou o troféu de campeão na categoria júnior. 

“Tivemos campeões em praticamente todas as categorias. Superamos dificuldades financeiras, especialmente para a compra de equipamentos, que são importados. Mas nossos pilotos possuem patrocínios independentes e quase ninguém perdeu os apoios. Isso foi fundamental”, reforça Baeta.

Conquistas nacionais

Depois de confirmar a hegemonia no cenário estadual, Baeta e Bohrer partiram para o desafio nacional. E ambos faturaram a Copa Brasil de Downhill, realizada no Hotel Fazenda Santa Helena, em Simão Pereira, e promovida pela Confederação Brasileira de Mountain Bike. A competição é disputada em etapa única, com a participação de aproximadamente 150 pilotos. 

A equipe Abelhas, além da dupla, foi representada ainda por Natan Santos e Guilherme Cabral. Bruno Baeta faturou o título na master B e Borher na júnior, categoria em que Nathan alcançou a sexta colocação. Já Guilherme furou um pneu durante a prova. Os títulos garantiram aos dois pilotos vagas em outra competição reconhecida no cenário nacional: as escadarias de Santos 2017, no litoral de São Paulo.

“Foi a primeira vez que participei de um Brasileiro organizado pela Confederação, e fiquei impressionado com a estrutura. Foi realmente bem legal, com um sistema de quilometragem moderno, que já indica o resultado quando você cruza a linha de chegada. No dia anterior tem o treino classificatório, e o melhor de cada categoria larga por último. Consegui finalizar o treino em primeiro, o que foi bem importante. Todos os colegas também conseguiram baixar seus tempos”, destaca Baeta.

No downhill, as descidas são individuais, geralmente com espaço de aproximadamente um minuto entre cada atleta. Cada um sabe o tempo e o momento exato da largada. Mas Baeta e equipe encararam ainda outro desafio este ano: o Circuito Brasileiro de Enduro, passando por Campos do Jordão-SP, Ouro Preto-MG e Itaipava, distrito de Petrópolis-RJ. Os atletas Bruno Baeta, Alexandre Dias, Márcio Porto, Andre Velinha, Pedro Xavier e Bruno Ponce disputaram as três etapas do BES (Brasil Enduro Series). 

“Todos conquistaram posições de respeito dentro de suas categorias no nosso primeiro ano de enduro. Agradecemos a todos os nossos parceiros: CCM Sports, Ibs Bikes, Gaiamx, Academia Body Club, Friburgo Showrasquinho, Colorado Madeiras e Ferramentas, Soma, Capim Limão Suplementos, Ximiti Fotografia, Sanandu Bike Park e Oficina da Cor. A equipe Abelhas procura apoio para todos em 2017. Temos nossos apoios individuais e somos muito gratos, porque que não temos qualquer apoio das entidades locais. Amamos nosso esporte e nos ajudamos, mas queremos ir cada vez mais longe. Para isso os custos são altos”, ressalta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Downhill | ciclismo
Publicidade