Avenida Euterpe terá trecho com faixa invertida

Motoristas terão nova opção de rota para chegar ao Centro. Medida deve começar a valer na próxima segunda-feira
quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
por Dayane Emrich
Pequeno trecho da Avenida Euterpe terá mão inversa. Condutores poderão, através das ruas Maria Rosalina Bravo, Carlos Eboli e Augusto Spinelli, chegar à Rua Nossa Senhora de Fátima (Foto: Henrique Pinheiro)
Pequeno trecho da Avenida Euterpe terá mão inversa. Condutores poderão, através das ruas Maria Rosalina Bravo, Carlos Eboli e Augusto Spinelli, chegar à Rua Nossa Senhora de Fátima (Foto: Henrique Pinheiro)

Desde julho deste ano, a secretaria municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) vem realizando uma série de alterações nas vias da cidade com o objetivo de garantir mais fluidez ao trânsito. A mais nova delas será em um trecho da Avenida Euterpe Friburguense, principal via de acesso do Centro a Duas Pedras.

De acordo com o projeto de vias alternativas da Smomu, os motoristas de veículos leves oriundos da rodovia RJ-150 (que liga o distrito de Amparo e os bairros Nova Suíça e Chácara do Paraíso ao centro da cidade) terão a opção de seguir pela Avenida Rui Barbosa - como já acontece - ou pela Rua Professor Freeze, em frente à Universidade Cândido Mendes, que terá o seu sentido de direção invertido. Ou seja: o motorista ao sair da RJ-150 terá acesso a faixa lateral da Avenida Euterpe, em sentido invertido, até a confluência com a Rua Professor Freeze, que passará a ter mão de direção da Universidade Candido Mendes para a Praça 1º de Março, no bairro Vilage.

A partir dali, o motorista poderá acessar a Rua Carlos Éboli, que já opera em mão dupla, e chegar ao Centro passando pela Rua Augusto Spinelli, que tem mão dupla até a esquina com a Rua Farinha Filho. Com isso, um motorista que sai da Chácara do Paraíso e se destina a Avenida Alberto Braune, por exemplo, não precisará mais passar pelo eixo rodoviário da RJ-116 (Avenida Rui Barbosa) e nem pela Praça Getúlio Vargas.  

Na manhã desta quarta-feira, 14, funcionários da Smomu iniciaram a demarcação de faixas de sinalização horizontal na Avenida Euterpe Friburguense, próximo à saída da RJ-150, e instalaram blocos de concreto para a divisão das faixas. “O objetivo é desafogar a Avenida Rui Barbosa (no trecho em frente ao Hospital Raul Sertã). Além disso, fizemos um estudo e vimos que, em horários de pico, geralmente o sinal [próximo à Haga] abre e fecha rapidamente e muitos carros não conseguem passar. Com essa alteração, o fluxo será divido e, consequentemente, acelerado”, disse o sub-secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Carlos Alberto Bayer. Ele acrescentou ainda que o estacionamento será mantido normalmente na Rua Professor Freeze.

Para o representante comercial, Adilson Luiz da Silva, de 50 anos, a alteração será positiva. “Acho que vai funcionar bem. Ainda mais que poderemos continuar estacionando normalmente. Em horários de maior movimento a Avenida Rui Barbosa fica totalmente congestionada e essa pode ser uma boa opção para nós, motoristas. Eu gostei da notícia”, disse ele.

Valeriano, de 65 anos, tem opinião contrária. “Acho muito complicado, pois além da faculdade, há um colégio nesta rua [Prof. Freeze]. Mesmo se impedirem o estacionamento, acho que não vai funcionar. Os motoristas vão passar correndo aqui, já posso prever isso”, falou.

Ainda conforme Carlos Alberto Bayer, as alterações devem ser concluídas até o próximo domingo, 18, e podem começar a valer já na segunda-feira, 19.

Da Chácara do Paraíso direto às Braunes

Segundo o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Haroldo César Pereira, as alterações representam a segunda etapa prevista dentro do projeto de mobilidade que visa ligar diretamente a Chácara do Paraíso às Braunes através do Centro. “A intenção é retirar mais um pouco do fluxo de veículos da Avenida Rui Barbosa, Rua Sete de Setembro e da Praça Getúlio Vargas, ao dar mais uma opção ao condutor”, disse acrescentando que: “Nesta fase, o sinal de trânsito da Avenida Euterpe irá fechar em frente ao fórum, e o sinal da RJ-150 (em frente a Justiça Federal) irá abrir. Nesse momento, os motoristas terão a opção de atravessar a ponte em direção à Avenida Rui Barbosa ou à Rua Henrique Zamith, ou seguir pela própria Avenida Euterpe até a Rua Professor Freze, em frente à Candido Mendes, que irá funcionar em mão única sentido Centro. Quando este sinal fechar, nós teremos um tempo de segurança antes que o sinal em frente ao fórum volte a liberar o fluxo de veículos, para garantir que a via esteja liberada ao tráfego no sentido Duas Pedras”, explicou Haroldo.

Em agosto, a Smomu havia implementado o sistema de mão dupla nas ruas Carlos Éboli e parte da Augusto Spinelli. Agora, soma-se mais esse trecho da saída da RJ-150 até a esquina das ruas Augusto Spinelli e Farinha Filho. A próxima etapa, sem data definida para implantação, prevê a duplicação da mão de direção na parte restante da Rua Augusto Spinelli.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito | Mobilidade
Publicidade