Atrações da música clássica abrem o 14º Festival de Inverno

Evento segue com apresentações até domingo. Shows, teatro e espetáculos de luzes integram a programação
quinta-feira, 21 de julho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Após a solenidade de abertura ontem à tarde, apresentações de piano deram início às atrações do festival no teatro do Country (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Após a solenidade de abertura ontem à tarde, apresentações de piano deram início às atrações do festival no teatro do Country (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

O Festival de Inverno de Nova Friburgo teve início ontem, 21, levando muitas atrações de qualidade ao público. A abertura oficial do evento, que acontece no Nova Friburgo Country Clube até o próximo domingo, 24, foi realizada no início da tarde com solenidade no teatro e, além do público, reuniu autoridades como o secretário de turismo Nauro Grehs e o vereador Gustavo Barroso, representando o poder legislativo. Ao todo, mais de 20 atrações, entre shows de vários estilos musicais, com destaque para a música clássica, teatros e espetáculos de luzes, integram a programação do festival. 

A abertura oficial do evento coube a empresária Myrian Dauelsberg, fundadora do instituto Dell’Arte, parceira do Country Clube na organização do festival. Na ocasião, Myrian enalteceu o potencial cultural de Nova Friburgo e destacou a importância da iniciativa como uma oportunidade para a população ter acesso a espetáculos diversificados de música erudita e artes.

Com concertos em homenagem Rachmaninoff e Mozart, os jovens pianistas João Elias e Felipe Naim foram os primeiros a se apresentar na série “Concertos ao meio-dia”. Na primeira noite do evento, os três tenores do Brasil: Geilson Santos, Geraldo Mathias e João Lima, acompanhados de Kátia Baloussier no piano, garantiram muita emoção com a apresentação de canções napolitanas. A iluminação especial dos lagos e jardins do Country Clube também foi inaugurada ontem.

Nesta sexta-feira, 22, a programação segue com a Rádio Festival, das 9h às 21h; concertos com Silas Barbosa, Ligia Moreno e Flávio Augusto (acompanhador), às 12h; e a apresentação da cantora soprano Angélica De La Riva. 

Conhecida internacionalmente, De La Riva é brasileira mas vive há mais de 15 anos nos Estados Unidos. No currículo carrega apresentações como solista com várias orquestras em todo o mundo, incluindo a St. Luke’s Orchestra, no Avery Fisher Hall,  nos Estados Unidos, fazendo a sua estreia no Lincoln Center, em 2007, como a primeira soprano brasileira a cantar lá. 

No sábado, 23, além da Rádio Festival, haverá: apresentação da peça infantil “A cigarra e a formiga” com a Cia Faz Arte de Teatro, às 11h; o musical “A Dança do Mickey”, às 14h; Accanto MPB, às 18h; Cuca Livre , às 20h; e Duo Santoro (Paulo e Ricardo Santoro, no violino), também às 20h; e Expresso Santiago, às 22h. 

Encerrando a edição do festival, no domingo, a programação diversificada atende toda a família. Às 10h, haverá apresentação do musical “Dançando com Barney e seus amigos”; às 11h, teatro infantil “Hi 5 esta festa é pra todos vocês”; às 16h, apresentação com os músicos Daniel Guedes (violino) e Patrícia Glatz (piano); às 18h, a banda Teto Alto e às 20h, Duo Halász — vencedores do Grammy Latino 2016 de Música Clássica — e Os Bartira.

Vale ressaltar que as apresentações serão divididas entre o teatro e os jardins do Nova Friburgo Country Clube. Na área interna ocorrerá a programação erudita e na área externa, no “Espaço Águas de Nova Friburgo”, onde foi montado um grande palco localizado próxima à Casa do Barão, a programação musical popular. Na “Alameda dos Bambus”, os visitantes poderão conferir a Exposição Fotográfica Memória do Festival. 

Outro destaque desta edição é a gastronomia diversificada. Além de comida japonesa, petiscos, hambúrgueres e doces, o cardápio conta com vinhos e cervejas especiais. Toda a programação possui entrada franca e classificação livre. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (22) 2522-9552 ou pelo site www.nfcc.com.br.

Programação

Sexta-feira, 22 de julho
-  9h às 21h: Rádio festival com o melhor da música clássica (Ilha)
-  12h: Concertos ao meio-dia: Silas Barbosa apresenta Saint Saens (Teatro)
                                                  Ligia Moreno apresenta Tchaikovsky (Teatro)
                                                  Flávio Augusto (acompanhador)

- 18h às 22h: Festival de Luzes nos jardins do Country 
- 20h: Angelica De La Riva (soprano) e Katia Baloussier (piano) em “Árias Célebres de Óperas”
- 20h: Palco Águas de Nova Friburgo: Banda Opium

Sábado, 23 de julho
9h às 21h: Rádio festival com o melhor da música clássica
- 11h: Peça infantil - A cigarra e a formiga (Teatro)
- 18h às 22h: Festival de Luzes nos lagos e jardins
- 20h: Duo Santoro: Paulo e Ricardo Santoro - violoncelos (Teatro)
- 20h: Palco Águas de Nova Friburgo: Expreso Santiago

Domingo, 24 de julho
- 9h: Domingo no parque
- 9h às 20h: Rádio Festival com o melhor da música clássica
- 11h: Peça infantil - Hi 5 esta festa é pra todos vocês (Teatro)
- 16h: Daniel Guedes (violino) e Patricia Glatz (piano) apresentam Bethoven, Brahms e outros
- 18h: Palco Águas de Nova Friburgo: Teto Alto

- 18h às 22h: Festival de Luzes nos lagos e jardins
- 20h: Duo Halász - Franz Halász (violão) e Débora Halász (piano); vencedores do Grammy Latino 2016 - Música Clássica (Teatro)
- 20h: Palco Águas de Nova Friburgo: Os Bartira

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: festival de inverno de nova friburgo | Música
Publicidade