Atleta friburguense disputa o Mundial Power Man Duathlon na Suíça

O Mundial de Duatlhon é composto de corrida e pedaladas, ao ar livre, para o qual Rosane dedica seis meses seguidos de treinamento específico
quarta-feira, 31 de agosto de 2016
por Ana Borges
Atleta friburguense disputa o Mundial Power Man Duathlon na Suíça
Justo hoje, 1º de setembro, quando se festeja o Dia do Profissional da Educação Física, a professora e personal trainner Rosane Mussi está aterrisando na Suíça, para competir no Mundial Power Man Duatlhon, no domingo, 4. Há um mês, ela voltou de Florianópolis-SC classificada em primeiro lugar na sua categoria - mulheres de 50 a 54 anos, já para a competição no ano que vem. Uma conquista que ela divide com Pedro Mussi, 28 anos, seu filho e técnico, reforçada pela classificação de outro filho, Igor, de 20 anos, para o mesmo torneio, edição 2017.

O corpo é consequência, a prioridade é a saúde
O Mundial de Duatlhon é composto de corrida e pedaladas, ao ar livre, para o qual Rosane dedica seis meses seguidos de treinamento específico. “Ano passado, participamos da primeira etapa de duatlhon no Brasil, que consistiu em correr dez quilômetros, pedalar 60 e correr outros dez de novo, para participar deste mundial”, revelou Rosane, que completou 30 anos de carreira. Este ano, em Florianópolis, ela melhorou o seu tempo, correndo dez quilômetros, pedalando 150 e correndo mais 30. 

“Comecei a competir recentemente, aos 50 anos de idade, motivada pelo meu envolvimento como torcedora do Igor que sempre se interessou por atletismo. Numa das provas dele, fiquei um pouco nervosa, ao achar que ele estava com alguma dificuldade para alcançar seu objetivo. Então, fiz uma promessa: ‘Se ele fosse bem, eu participaria de uma prova. Fui atendida, então tive que cumprir o prometido. Em 2015 fiz o Ironmen, no Texas, gostei, na verdade me apaixonei pelo ciclismo e resolvi continuar. Daí surgiu a oportunidade da fazer o duatlhon e não parei mais”, contou.      

Independentemente da área de atuação, o profissional está sempre diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida das pessoas. Esta foi a motivação de Rosane ao escolher a carreira de professora de educação física. Ela queria trabalhar na área de saúde, fosse medicina, biologia, nutrição, ou outras especialidades, mas sentiu mais inclinação pela atividade física. 
“Seu corpo é seu maior bem. Você pode ter tudo, mas se não tiver saúde, não chegará a lugar nenhum, nada terá valor. Portanto, priorizar a saúde é o conceito que devemos basear as nossas vidas. A forma como a gente vive é o que importa para ter qualidade de vida: acordar com disposição para caminhar, ter condição de ir e vir, liberdade para viver com plenitude, poder movimentar o corpo sem dores, prevenir problemas físicos e mentais. Essa condição também depende do que comemos, como vivemos o nosso dia a dia, como encaramos os desafios que surgem. O corpo é consequência, a prioridade é a saúde. Eu trabalho 12 horas por dia, feliz da vida”, foi a mensagem que Rosane Mussi transmitiu para alunos e colegas.  

Profissão e atividade 

Para a formação acadêmica, o aluno de educação física estuda o funcionamento do corpo, em matérias como fisiologia, anatomia humana, bioquímica, biofísica e comportamento motor. Atualmente, percebe-se um aumento na busca pelo condicionamento físico, corpo perfeito, mas principalmente pela saúde. É importante salientar que somente o profissional da área está apto a criar planos de exercícios que garantam maior eficiência nos treinamentos. Sendo assim, ao iniciar uma atividade física, é importante se informar se há um profissional orientando a atividade.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade