​Associação Psicanalítica de Nova Friburgo realiza encontro no sábado

“Psicanálise e velhice” é a pauta a ser debatida por especialistas
quinta-feira, 20 de outubro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
​Associação Psicanalítica de Nova Friburgo realiza encontro no sábado

A velhice continua sendo, nos dias atuais, um desafio para a psicanálise, destacando-se as dificuldades frente à necessidade de remanejamentos e a elaboração das perdas que essas mudanças implicam. Essa é a questão que os especialistas na área vão debater, em encontro promovido pela Associação Psicanalítica de Nova Friburgo, no sábado, 22, das 9h às 12h30. Entre os participantes estão as psicanalistas Cristina Amendoeira e Miriam Fainguelernt, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, e a psicóloga Camila Pires Leal, do Instituto de Psiquiatria/UFRJ.

“A partir de um caso clínico, será discutido o impacto do encontro psicanalítico nessa etapa da vida, na qual permanece a capacidade de assimilar novas representações na estrutura psíquica, assim como a possibilidade de experimentar um novo sentido de identidade, de reatar contato com fontes internas de vitalidade e com partes de si mesmo deixadas para trás. O processo de luto é um momento de transformação, propiciando o estabelecimento do equilíbrio intrapsíquico”, informou a associação.

Entre os tópicos a serem debatidos, destacam-se a angústia e o medo da morte, a depressão, as abordagens psicoterápicas e as adaptações no campo, as relações com o corpo e a sexualidade, gênero e trabalho — além das relações amorosas em suas possibilidades e os recursos criativos.

Programa

9 h – 10h30: Mesa 1 - Coso comentado, com Miriam Fainguelernt, Cristina Amendoeira e Camila Pires Leal; 11h – 12h30: Mesa 2 – Da vida erótica e criativa no envelhecimento, com Cristina Amendoeira, apresentação de vídeo com Freud (envelhecido); As velhas damas da psicanálise, com Miriam Fainguelernt e Camila Pires Leal.

Palestrantes

Miriam Fichman Fainguelernt é psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) e da Associação Internacional de Psicanálise (IPA); representante do Comitê Psicanálise e Envelhecimento (Ageing Committe) da IPA, desde 2009; e uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Envelhecimento e Psicanálise da SBPRJ.

Maria Cristina Reis Amendoeira é phD em psiquiatria, psicanálise e saúde mental /UFRJ. Psicanalista da SBPRJ e IPA; representante do Comitê Psicanálise e Envelhecimento (Ageing Committee) e da Associação Internacional de Psicanálise (2008/2009). Uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Envelhecimento e Psicanálise da SBPRJ. Professora do estágio integrado em saúde da família e saúde mental da Faculdade Medicina Instituto de Psiquiatria/UFRJ.

Camila Pires Leal é psicóloga, especialista em psicogeriatria, do Instituto de Psiquiatria-UFRJ.

Serviço

A clínica psicanalítica no envelhecimento
Sábado, 22 de outubro
Horário: 9h
Local: Associação Médica de Nova Friburgo, Rua Oliveira Botelho 22, Centro, Nova Friburgo (rua dos Chocolates Ventura)
Inscrição: R$ 30
Informações: www.apnf.com.br ou pelo telefone (22) 2523-1019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade