Ascof brilha em diferentes competições no Brasil e na Argentina

Uma das principais representações de corrida de Nova Friburgo e região teve um final de abril especial
terça-feira, 03 de maio de 2016
por Vinicius Gastin
Um dos pódios femininos da Friburgo Eco Meia Maratona, com destaque para a jovem Michele
Um dos pódios femininos da Friburgo Eco Meia Maratona, com destaque para a jovem Michele

Uma das principais representações de corrida de Nova Friburgo e região, a Associação de Corredores Friburguenses (Ascof) teve um final de abril especial. Atletas da equipe representaram a Associação e o município em diferentes eventos, com direito a uma participação internacional.

A maioria dos corredores do grupo esteve envolvida na disputa da Friburgo Eco Meia Maratona, realizada no último dia 24 de abril no município. A prova foi organizada em duas distâncias, onde a principal contou com o percurso de 21 quilômetros. Paralela a esta, aconteceu uma corrida de cinco quilômetros, e diversas corridas para crianças em distância de 100 a 1.000 metros. Além disso, foi oferecido um café da manhã aos participantes.

Todos que completaram a já tradicional prova do calendário friburguense receberam um medalhão. Os três melhores colocados de cada categoria ganharam uma premiação especial, com direito a troféu para os cinco primeiros colocados nas categorias masculino e feminino.

Na capital fluminense, Magda representou a Ascof no circuito Vênus, enquanto Nazareno, João, Manoel e Moizés participaram do circuito Rio Antigo, também no Rio de Janeiro, com direito à conquista de dois pódios. Edmilson marcou presença na Maratona de São Paulo, enquanto Carlos José levou o nome da Ascof e de Nova Friburgo para a Meia Maratona de Buenos Aires, na capital argentina.

Fundada em outubro de 1988, a Associação dos Corredores Friburguenses já recebeu e formou muitas gerações de corredores. Ano passado a entidade fundada e dirigida pelo professor Augusto Theodoro passou por um processo de reestruturação. O número de filiados triplicou, e a antiga equipe de corredores de elite passou a priorizar a diversão e a qualidade de vida.

Dentre outras participações, a Ascof levou 43 corredores para a disputa das Dez Milhas Garoto. O grupo treina regularmente no estádio Eduardo Guinle, e periodicamente, realiza os chamados “treinões” pelas avenidas da cidade.

Corrida dos 198 anos: próximo desafio

O próximo desafio para os atletas de Nova Friburgo está marcado para o dia 15 deste mês: a corrida em comemoração aos 198 anos de fundação de Nova Friburgo (16 de maio). A saída será no Paissandu, às 10h, e a chegada na Praça do Suspiro, na altura do Clube do Xadrez. Os percursos serão de dez, cinco e três quilômetros. Haverá medalhas, distribuição de 500 camisas para os primeiros inscritos, troféu e premiação em dinheiro para os primeiros colocados nas várias categorias.

A organização é do corredor Reginaldo de Azevedo Santos, com o apoio da Prefeitura. As inscrições podem ser feitas através do telefone (22) 9 9878 3998. Ao todo, serão 14 categorias, divididas por idades de 15 a 85 anos.

Na sequência da programação para os corredores friburguenses e da região, está prevista a já tradicional Corrida pelo Meio Ambiente, promovida pela concessionária Águas de Nova Friburgo. Este ano a prova acontece no dia 5 de junho, com inscrições no valor de R$ 40. O valor dá direito a camisa, sacochila, garrafinha, medalha de participação e troféus por categoria de cinco em cinco anos. O percurso programado é de cinco quilômetros.

A Eco Lumiar vai oferecer percursos de seis e 12 quilômetros, em evento programado para o dia 25 de junho, no quinto distrito. As Dez Milhas de Friburgo, no dia 24 de julho, prometem desafiar a resistência dos corredores e demais inscritos. A distância será de 16 quilômetros, a mesma percorrida em provas tradicionais como a Dez Milhas Garoto, no Espírito Santo.

O mês de agosto reserva para os corredores a Mini Maratona Intercolegial. A Corrida Aniversário é outra novidade no calendário, e está prevista para acontecer no dia 18 de setembro.

Já a Friburgo Night Run terá nova edição no dia 23 de outubro. Em 2015, o evento reuniu 200 atletas, em percursos de 2,5 e cinco quilômetros, com início e fim na Rua Pastor Meyer, no Paissandu. Cerca de 25 atletas de fora da cidade estiveram presentes ao evento. Encerrando o calendário oficial de corridas a Festa Nacional do Corredor está prevista para o dia 18 de dezembro.

  • Carlos José representou a Ascof e Nova Friburgo em Buenos Aires

    Carlos José representou a Ascof e Nova Friburgo em Buenos Aires

  • Entre os homens, o experiente José Alberto Pinheiro levou a melhor na Meia Maratona friburguense

    Entre os homens, o experiente José Alberto Pinheiro levou a melhor na Meia Maratona friburguense

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: corrida
Publicidade