Arte urbana ganha os muros da cidade

Frases célebres, gravuras e pensamentos trazem poesia e colorido à paisagem
quarta-feira, 02 de setembro de 2015
por Flávia Namen
A imagem deste sereno monge é destaque da parede situada na esquina das ruas Portugal e Eugênio Müller (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
A imagem deste sereno monge é destaque da parede situada na esquina das ruas Portugal e Eugênio Müller (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

As pichações que ocupam cada vez mais os muros e espaços públicos de Nova Friburgo contrastam com outra prática que vem ganhando força nas ruas do município: a da arte filosófica urbana. Quem passa em determinados trechos com um olhar mais atento,  se depara com frases célebres, pensamentos e gravuras que expressam as mais variadas ideias e conceitos de vida. Escritas de forma improvisada, com jato de tinta spray, ou de forma mais elaborada com a técnica do estêncil, que usa moldes vazados para impressão, as mensagens são um convite à reflexão em meio a correria do dia a dia.

Um dos pontos referência para esses artistas e pensadores anônimos é a Rua José Namen, que faz a ligação entre as ruas Augusto Spinelli e Carlos Éboli, no Centro. Os muros situados no início da via se tornaram um amplo painel para propagação das mais variadas ideias e filosofias. Um dos destaques é a frase de Voltaire, o mais conhecido e celebrado homem de letras do século 18 que diz: “Uma discussão prolongada significa que ambas as partes estão erradas.” 

A famosa frase do revolucionário mexicano Emiliano Zapata que diz “é melhor morrer em pé do que viver de joelhos” pode ser vista no outro muro situado no local. Os dizeres, acompanhados pela figura de um soldado, estão em meio a uma série de pichações espalhadas pelo trecho onde também há pensamentos contra o consumismo exagerado e de estímulo ao livre exercício da criatividade. A autoria de algumas mensagens é atribuída ao movimento “Ação Poética Friburgo”, grupo anônimo que espalha seus ideais pelos muros da cidade como o situado na Rua José Namen. O paredão, construído após a catástrofe climática, está repleto de imagens e frases de efeito que levam muita poesia ao local que foi cenário de muita destruição e tristeza em janeiro de 2011.

Outro ponto da cidade que ganhou um colorido a mais com a arte urbana é a parede situada na esquina das ruas Portugal e Eugênio Muller. Seu fundo vermelho recebeu a serena figura de um monge amarelo que medita acompanhado de um vivaz gato preto. A imagem está atraindo a atenção dos pedestres mais observadores e trazendo um toque de encanto ao trecho.

 

  • Algumas mensagens são grafitadas pelo movimento “Ação Poética Friburgo”, grupo anônimo que espalha seus ideais pelos muros da cidade (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    Algumas mensagens são grafitadas pelo movimento “Ação Poética Friburgo”, grupo anônimo que espalha seus ideais pelos muros da cidade (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ação poética | Grafite | Nova Friburgo
Publicidade