Arte de Mário Moreira em cartaz na Casa Suíça

Intitulada “Madeira com História”, a mostra integra a programação pelo Dia da Suíça
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A exposição “Madeira com História” reúne peças que se destacam pela estética única (Foto: Regina Lo Bianco)
A exposição “Madeira com História” reúne peças que se destacam pela estética única (Foto: Regina Lo Bianco)

Valorizar a história que cada pedaço de madeira traz consigo: cores, texturas, imperfeições e cicatrizes. Essa é uma das propostas do trabalho desenvolvido pelo artista plástico Mario Moreira, que utiliza a madeira como matéria-prima para criação de peças que se destacam pela estética única. Parte dessas obras estão reunidas em uma exposição aberta recentemente na Galeria da Casa Suíça (Estrada Friburgo-Teresópolis quilômetro 18 — Conquista).

Intitulada “Madeira com História”, a mostra integra a programação pelo Dia da Suíça, comemorado em 1º de agosto, e exibe peças que revelam todo o talento do artista. Tendo a natureza como fonte permanente de inspiração, há cerca de dez anos Mario passou a trabalhar com a madeira e explorar sua beleza e versatilidade. O resultado são obras que evidenciam seus aspectos estéticos, possibilitando o prolongamento da sua existência como arte.

A exposição, além do motivo estético, permite também uma reflexão sobre a importância da preservação da natureza e seus elementos que integram a história do município. Entre eles está um pedaço de eucalipto da Praça Getúlio Vargas, que caiu após forte ventania, três anos antes da polêmica operação de poda. “Pelo diâmetro, aquele eucalipto deveria ter uns 130 anos e ser parte do projeto paisagístico original de Glaziou. Essa madeira iria para o lixo e achei que merecia um destino mais digno, porque é um patrimônio da cidade”, explica Mario.

O metal também está presente em obras que ganham sustentação e têm seu ciclo existencial prolongado. “Procuro realçar o que a madeira já traz; suas cicatrizes, seu desenho e sua forma”, diz Mario. Segundo ele, cada peça tem uma história própria e inspirações diversas: "Um lugar, um acidente natural, um presente de um amigo, um olhar mais atento..."

Vale a pena conferir a mostra do artista, que fica em cartaz até novembro na Casa Suíça, anexa à Queijaria Suíça. A visitação é gratuita e pode ser feita das 9h às 18h, exceto às terças-feiras, quando o espaço abre à tarde. Mais informações pelo telefone 2529-4358. Classificação: Livre.

Foto da galeria
As obras de Mario Moreira buscam valorizar a história que cada pedaço de madeira traz: cores, texturas, imperfeições e cicatrizes (Foto: Regina Lo Bianco)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: mario moreira | madeira | casa suíça | dia da suíça
Publicidade