Após queda brusca de temperatura, Era do Gelo deve continuar

Nesta quinta-feira, máximas não devem passar dos 15 graus, segundo o Climatempo
quarta-feira, 19 de julho de 2017
por Dayane Emrich
Neblina forte em São Lourenço nos últimos dias (Foto: Maria Solange Gravino)
Neblina forte em São Lourenço nos últimos dias (Foto: Maria Solange Gravino)

Amanhã, sexta-feira, 21, faz um mês da chegada oficial do inverno e, desde então, muita gente vem ficando confusa e gripada com o sobe e desce das temperaturas. A chegada de uma frente fria à Região Serrana fluminense na última terça-feira, 18, por exemplo, pegou o friburguense de surpresa e provocou uma queda de dez graus na cidade. Na data, foi registrada a mínima de 4,1 graus, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que informou também que os próximos dias devem ser de frio intenso no município.                  

Segundo o meteorologista Thiago Sousa, do Inmet, a queda brusca de temperatura aconteceu devido à chegada de uma frente fria associada a uma massa polar que veio da Argentina. Nesta quarta, 19, a cidade registrou máxima de 16 e mínima de 10 graus. Mas, por conta da chuva fina durante a tarde, há quem garanta que a sensação térmica era de mais frio. “Estou congelada. Esse inverno está bastante rigoroso. Para sair de casa é preciso estar preparado. Me vesti com duas calças e três casacos, além de cachecol e uma touca”, disse a estudante Mariana Monteiro, de 24 anos.

Para a empresária Vivian Freitas, que veio do Rio de Janeiro com o marido e as duas filhas para aproveitar as férias escolares, as baixas temperaturas têm surpreendido. “A gente sabia que estava frio em Friburgo, mas não imaginávamos tanto. Alguns dos passeios que faríamos com as meninas hoje quarta-feira vamos deixar para o fim da semana, com a expectativa de que surja um solzinho”, disse.

Para esta quinta-feira, 20, e sexta-feira, 21, a previsão do Instituto Climatempo para Nova Friburgo é de sol com muitas nuvens durante o dia. A temperatura deve ficar entre 7 e 15 graus, nos dois dias. Ainda de acordo com o Climatempo, no sábado, 22, o dia deve ser ensolarado, com máxima de 17 graus e mínima de 9 graus; enquanto no domingo, 23, os termômetros da cidade devem marcar entre 8 e 16 graus.  

Recordes

A menor temperatura do ano em Nova Friburgo foi registrada no dia 27 de junho, quando a cidade foi considerada a mais fria do estado, com apenas 1,8 grau. Anteriormente, a temperatura mais baixa do ano havia sido registrada no dia 25 também de junho, quando os termômetros marcaram 3,6 graus. No dia 1º de julho, os 2,2 registrados em Salinas deram a Nova Friburgo  o recorde de frio do país, superando até mesmo cidades do Sul do Brasil, naquele dia.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Tempo | Frio | inverno | Turismo
Publicidade