Após morte de jovem, moradores do Rui Sanglard estão com medo

Mais de vinte tiros foram ouvidos no bairro na noite de segunda-feira, dizem testemunhas
terça-feira, 21 de junho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
O corpo foi encontrado com vários tiros no Rui Sanglard (Foto: Leitor via WhatsApp)
O corpo foi encontrado com vários tiros no Rui Sanglard (Foto: Leitor via WhatsApp)

Moradores acordaram preocupados nesta terça-feira, 21, e evitaram ficar nas ruas do bairro Rui Sanglard, no distrito de Conselheiro Paulino, depois do tiroteio que terminou com a morte de um jovem na noite anterior. Leonardo Frossard Botelho, de 23 anos, foi baleado com várias tiros, inclusive, na cabeça, na Rua Zelina Erthal, quando subia o morro para jogar futebol. A suspeita é de que ele tenha se envolvido com traficantes que atuam na região.

“Eu ouvi mais de 20 tiros”, disse uma moradora do bairro que preferiu não se identificar. “Eu soube que o rapaz estava subindo o morro para jogar bola, mas, no meio do caminho, ele foi executado por mais de cinco homens. Há dezenas de marcas de tiros em um portão, perto de onde estava o corpo. Os moradores estão com medo porque estão sofrendo ameaças veladas. Ninguém quer ficar na rua”, comentou a mulher. Ela ainda disse que há uma disputa de traficantes de fora de Nova Friburgo pela venda de drogas no Rui Sanglard.

O assassinato do jovem aconteceu por volta das 19h, quando vários moradores do bairro estavam voltando para casa. Houve intenso tiroteio. O corpo de Leonardo foi encontrado pela Polícia Militar caído no chão. Uma perícia foi realizada no local e o corpo dele foi transferido para o Instituto Médico Legal (IML) de Nova Friburgo. Os laudos devem ficar prontos em até 30 dias. A polícia colheu depoimentos no bairro, mas ninguém foi preso.

A morte de Leonardo pode ter sido causada pela disputa, entre traficantes, dos pontos de vendas de drogas no Rui Sanglard. Segundo a PM, o jovem já havia sido detido, em outra ocasião, por porte e uso de entorpecentes em Nova Friburgo. Ele foi liberado porque a quantidade da droga apreendia pela polícia não configurou tráfico. O caso está sendo investigado por agentes da 151ª DP.

Morte no Prado

Esse é o segundo assassinato, em menos de uma semana, no distrito de Conselheiro Paulino. Na última quinta-feira, 16, um adolescente, de 17 anos, foi baleado com nove tiros, na porta de casa, na Rua Rosa Pinheiro, no bairro Prado. O jovem foi socorrido pelos bombeiros e foi levado com vida para o Hospital Municipal Raul Sertã, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde.

De acordo com a Polícia Militar, no dia 10 de junho, o adolescente foi apreendido com drogas, dinheiro proveniente da venda do material entorpecente e material para endolação no bairro. Na ocasião, ele foi autuado por tráfico de drogas na delegacia, e estava respondendo à acusação em liberdade. Isso fez surgir a suspeita de que a morte também tenha sido causada por envolvimento dele com a venda de drogas em Nova Friburgo. Ninguém foi preso, mas o caso está sendo investigado.

Apesar de terem ocorrido na mesma região, os homicídios não estão relacionados, afirma o comandante do 11º BPM, coronel Carlos Eduardo Hespanha. “As polícias civil e militar estão atuando em parceria para esclarecer esses dois casos. Nós suspeitávamos que as ocorrências tivesse relação, mas não foi isso que concluímos. Eu acredito que muito em breve conseguiremos prender os responsáveis pelos dois homicídios”, disse. O policiamento não foi alterado nos dois bairros onde ocorreram os assassinatos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade