Após desfile, ciclistas fazem ato pela construção de ciclovias

Além de agendar encontro com representantes do movimento, prefeito percorre trecho de bicicleta
quinta-feira, 07 de setembro de 2017
por Dayane Emrich
Foto de capa
O prefeito pedala na frente dos manifestantes (Foto: Henrique Pinheiro)

Conforme prometido, mais de 200 ciclistas compareceram ao desfile de comemoração a Independência do Brasil, realizado nesta-quinta-feira, 7, pela manhã. Em um ato pela construção de ciclovias em Nova Friburgo, o grupo percorreu a Avenida Alberto Braune, logo após o encerramento do desfile cívico-militar. O prefeito Renato Bravo agendou um encontro com os representantes do movimento e, em ato simbólico, percorreu um trecho da avenida de bicicleta.

Estendendo cartazes com dizeres como:‭ “Criando ciclistas para um futuro sustentável”; “Ciclovia‬”; e “O benefício de todos é alcançado com transparência e educação”, o grupo gritou frases como “Renato, acelera e faz uma ciclovia para a galera!”. Em resposta, o prefeito desceu do palanque e, em conversa com os representantes do movimento, agendou uma reunião para a próxima quarta-feira, 13, em seu gabinete na sede da Prefeitura. “Eu quero ouvir vocês e desejo que possamos decidir isso juntos”, disse Renato, acrescentando que: “Farei um trabalho junto ao Ministério das Cidades para solicitar uma verba, cujo destino será a construção da ciclovia”, pontuou.

Para Márcia Rocha, integrante da comissão do movimento pró ciclovia, o encontro traz esperança para os ciclistas da cidade. “Nosso principal objetivo hoje é chamar a atenção das autoridades para a importância da construção de uma ciclovia no município. Já possuímos um Plano Viário e se conseguirmos a ciclofaixa, ligando Conselheiro Paulino a Olaria, será um feito histórico e fecharemos os 200 anos de Nova Friburgo (em maio de 2018) com chave de ouro. Estou animada e esperançosa. Acho que agora vai!”, disse ela.

Esta, no entanto, não foi a primeira manifestação do grupo. No fim de agosto, diversos ciclistas realizaram um ato, com uma faixa e placas de sinalização na Praça Marcílio Dias, rotatória do Paissandu, para pressionar o governo pelas prometidas ciclofaixas no eixo que liga Conselheiro Paulino a Olaria e em outras regiões da cidade. No mês de maio, 300 ciclistas pedalaram do Centro até Conselheiro e Olaria em protesto e entregaram um abaixo-assinado ao prefeito.

Conforme já publicado em A VOZ DA SERRA, o governo municipal tem um projeto de ciclovias orçado em R$ 5 milhões para a cidade. Faltam, no entanto, recursos para realizá-lo. Metade desse valor já teria sido garantido pela vereadora Vanderleia Lima (DEM), através de uma emenda do deputado federal Sóstenes Cavalcante, do mesmo partido dela, mas o dinheiro só deve ser liberado no próximo ano.

  • Os ciclistas reunidos diante do palanque da Prefeitura (Foto: Henrique Pinheiro)

    Os ciclistas reunidos diante do palanque da Prefeitura (Foto: Henrique Pinheiro)

  • O protesto com faixas pela avenida (Foto: Henrique Pinheiro)

    O protesto com faixas pela avenida (Foto: Henrique Pinheiro)

  • O prefeito desce para falar com os manifestantes (Foto: Henrique Pinheiro)

    O prefeito desce para falar com os manifestantes (Foto: Henrique Pinheiro)

Publicidade
Agora Faz
TAGS: