Apesar da greve, delegacia terá reforço no atendimento durante o Carnaval

Ocorrências de roubo, furto e perda de documentos voltarão a ser registradas neste período
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
por Karine Knust
151ª DP fará registro de ocorrências durante o carnaval (Foto: Henrique Pinheiro)
151ª DP fará registro de ocorrências durante o carnaval (Foto: Henrique Pinheiro)

Há pelo menos um mês, os policiais civis do Estado do Rio decretaram greve devido à falta de pagamentos por parte do governo estadual. Em muitas delegacias apenas casos considerados graves - como homicídio, roubo de carro e estupro - estão sendo atendidos. Às vésperas do Carnaval, quando cresce o número de furtos e perda de documentos, por exemplo, o receio quanto a falta de atendimentos nas unidades é grande.

Em Nova Friburgo, entretanto, a situação deve ficar um pouco diferente durante o Carnaval. Isso porque, de acordo com o novo delegado titular da 151º DP, Marcello Braga Maia, apesar da unidade também estar em estado de greve, os policiais civis farão reforço especial durante a folia para atender essas ocorrências.

“Ainda estamos em greve sim, mas ela não é completa como nos termos do sindicato. Ontem [terça-feira] conversei com os policiais da 151ªDP e nós chegamos a um acordo de voltar a fazer a maioria dos registros. Apenas aqueles considerados mais irrelevantes, como extravio de documentos, não estão sendo feitos. Estávamos muito atrasados, com inquéritos vencidos. Atender esses casos é essencial, principalmente durante o Carnaval. Nesse período, inclusive, vamos reforçar o trabalho na delegacia e manter sempre um delegado de plantão”, explica Marcello.

A paralisação das atividades dos policiais civis começou no dia 17 de janeiro por atraso no recebimento do salário de dezembro, do décimo terceiro salário, das horas extras [Regime Adicional de Serviço] e de prêmios pelo cumprimento de metas de segurança. Um dia depois do início da greve o governo pagou o salário, mas continuou devendo o restante. A princípio, o movimento durou 72 horas, mas devido à falta de retorno do governo, em nova assembleia, em 23 de janeiro, os sindicatos que representam a categoria optaram por manter a paralisação, só que dessa vez por tempo indeterminado.

De acordo com Marcello, até o momento, não houve avanços nas negociações. “Não tenho conhecimento de avanços em negociações com o governo. Com a possibilidade de venda da Cedae não sabemos o que vai acontecer, estamos aguardando”, afirmou o delegado.

A VOZ DA SERRA procurou o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol) para comentar sobre a paralisação e as negociações com o governo, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Atendimento Online

Além do atendimento nas delegacias, a Polícia Civil também disponibiliza um espaço virtual para que a população possa registrar ocorrência pela internet (https://dedic.pcivil.rj.gov.br/), o Delegacia Online. Através do endereço eletrônico o cidadão poderá fazer o pré-registro de acordo com os delitos permitidos no serviço. Ao analisar a ocorrência, a DP poderá validá-la gerando o Registro definitivo e dando início imediato às investigações ou solicitar que o comunicante agende data e hora no site Delegacia Online para comparecimento na Delegacia de Polícia, para que o Registro de Ocorrência seja validado, elaborado e a investigação iniciada.

Para efetuar o pré-registro, o residente ou turista nacional deve ser maior de 18 anos, possuir CPF válido, conta de e-mail e informar um endereço (residencial ou comercial) para que seja feito o agendamento do atendimento na unidade da área. Uma vez realizado o pré-registro, o cidadão receberá no e-mail cadastrado uma mensagem contendo o número do pré-registro e a senha que permitirá a verificação do andamento do comunicado.

De acordo com a polícia, o objetivo principal da iniciativa é dar atendimento diferenciado, efetivo e com alto índice de solução para alguns tipos de crimes ocorridos no estado. Ainda segundo a Polícia Civil, para evitar fraudes e informações falsas, o computador utilizado para comunicar uma ocorrência ou denúncia é monitorado durante o registro da ocorrência virtual. A comunicação falsa de crime, subtração de informação ou informação falsa de dados ou documentos, pode gerar pena de um a seis meses de detenção ou multa - prevista no Artigo 340 do Código Penal Brasileiro.

A privatização da Cedae

No início desta semana a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o texto-base do projeto de lei enviado pelo governo do estado que propõe a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). A proposta recebeu 41 votos favoráveis e 28 contrários - um deputado não votou. De acordo com os deputados da base governista, a medida era fundamental para conseguir alívio nas contas e pagar os servidores. E é aí que está a relação da proposta com as contas públicas. A privatização da Cedae é uma das contrapartidas exigidas pelo governo federal para aprovação do socorro às finanças do Rio e a suspensão do pagamento da dívida com a União.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Policia CIvil | 151ª DP
Publicidade