Apagão transtorna vida dos friburguenses no fim de semana

Energisa alega que faltou suprimento de energia da Ampla
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Apagão transtorna vida dos friburguenses no fim de semana

A noite do último sábado, 28 de novembro, foi de escuridão em Nova Friburgo. Por volta das 20h40 houve interrupção da energia elétrica e, segundo a Energisa, o apagão durou 26 minutos e foi motivado por falta de suprimento da distribuidora Ampla. O blackout pegou muita gente de surpresa, como por exemplo, em um casamento na Igreja Santa Edwiges, no Vale dos Pinheiros, em um festival de prêmios da Igreja Nossa Senhora das Graças, com a quadra lotada, e pontos comerciais ainda abertos e com movimento. Pessoas que circulavam pelas ruas ficaram preocupadas com relação à segurança e nas residências não restou outra alternativa a não ser esperar o retorno da energia. No domingo, 29, o apagão foi maior, durante cerca de quatro horas — das 16h15 até as 20h. Na segunda-feira, 30 de novembro, interrupções também foram registradas.

Energisa aguarda resposta da Ampla

A Energisa divulgou nota citando que a interrupção  de energia elétrica no último sábado foi ocasionada por falha de fornecimento da distribuidora Ampla, afetando toda a população de Nova Friburgo. Ainda segundo a nota, as causas estão sendo apuradas junto a distribuidora. O diretor técnico comercial da Energisa Nova Friburgo, Fernando Costalonga, comentou que a ocorrência do dia 28 de novembro foi relevante em toda a região, pois além de Nova Friburgo o apagão atingiu a Zona da Mata de Minas Gerais, Região Serrana do Estado do Rio, Baixada Fluminense e Região dos Lagos. Foi uma situação semelhante à do dia 23 de janeiro deste ano. Atingiu mais de 600 megawatts de capacidade instalada de energia.

Os detalhes da ocorrência ainda estão sendo apurados junto ao Operador Nacional do Sistema (ONS). De acordo com informações do ONS a ocorrência provavelmente teve início numa instalação da transmissora Furnas, por uma restrição do sistema Light e do sistema Ampla, justamente as duas responsáveis pelo suprimento de energia na região, e assim houve um desencadeamento de desligamentos dessas duas supridoras que afetou toda a região.

Quando da ocorrência da noite de sábado, as primeiras providências da Energisa foram a certificação dos sistemas próprios (acidente), o que não ocorreu e foi verificado se o sistema de proteção atuou adequadamente e se estava seguro. Como se tratava de falta de suprimento não havia outra alternativa se não aguardar o retorno de fornecimento da energia por parte da Ampla, cujo centro  de operações foi consultado.

Ocorrências de outras causas também foram responsáveis por mais interrupções no domingo, 29. As condições do tempo podem ter influído. Segundo o ONS, descargas elétricas junto aos equipamentos de Furnas podem ser a causa dos problemas. A Energisa Nova Friburgo já oficializou um pedido junto ao ONS para que seja feita uma apuração junto à Ampla e à Light para ter conhecimento do que pode ocorrer durante o verão, a fim de que apagões como o de sábado não se repitam. Costalonga ressalta que um dos equipamentos da distribuidora Ampla em sua subestação de Nova Friburgo foi substituído por um novo no domingo, e com o sistema mais ‘robusto’ pode contribuir para melhoria do sistema, evitando novas interrupções.

No caso da energia ficar oscilando, indo e voltando, tipo pisca-pisca, o recomendado pelo diretor técnico da Energisa Nova Friburgo é retirar os aparelhos domésticos da tomada. Isso ocorre em função dos equipamentos automatizados da rede. São sistemas de proteção que atuam para que sejam reduzidas ao máximo as interrupções. Porém, por prevenção, nesse caso, os aparelhos devem ser retirados da tomada, principalmente em dias de chuva e vento. No caso de queda de galhos e árvores inteiras sobre a rede, rapidamente as equipes isolam a região e cortam as árvores. “Isso é feito com muito cuidado, pois embora essas ocorrências causem grandes transtornos, a Energisa tem preocupação com o meio ambiente. Afinal, a convivência deve ser harmoniosa com as árvores da cidade”, observou Costalonga.

A fim de minimizar os problemas de interrupção de energia, a Energisa está expandindo a estação Tadeu Aor, com investimentos de mais de R$ 3 milhões para novas alternativas de suprimento. Também faz a troca dos meios de comunicação interna, agora via satélite, para melhorar ainda mais as comunicações das equipes para que possam agir mais rápido.

Na manhã desta segunda-feira, 30 de novembro, houve reincidência de um caso em Nova Friburgo que afetou a região de Conselheiro Paulino, Duas Pedras e Córrego Dantas: um caminhão derrubou um poste. É o tipo de ocorrência que a Energisa não pode evitar, mas imediatamente manobrou a rede e o poste estava sendo recomposto ainda pela manhã. “São motivos diferentes que provocam a interrupção da energia elétrica que fogem à gestão da distribuidora”, arrematou Fernando Costalonga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: apagão
Publicidade