APA Macaé de Cima promove treinamento para lidar com serpentes e aranhas

Primeiras capacitações reuniram 56 pessoas em Lumiar e São Pedro da Serra
quinta-feira, 28 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Técnicos da APA Macaé de Cima e do Instituto Vital Brazil participam dos treinamentos de manejo de serpentes (Divulgação)
Técnicos da APA Macaé de Cima e do Instituto Vital Brazil participam dos treinamentos de manejo de serpentes (Divulgação)

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Macaé de Cima, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promove ao longo de 2015 treinamentos sobre manejo de serpentes e aranhas para as comunidades residentes na área de abrangência da APA, em Nova Friburgo, numa parceria com o Instituto Vital Brazil (IVB). Os dois primeiros treinamentos foram realizados semana passada na sede da unidade, em Lumiar, e no Colégio Estadual José Martins da Costa, em São Pedro da Serra, reunindo 56 pessoas, entre agricultores, operadores de turismo, caseiros, donas de casa e estudantes.

Os treinamentos, que incluem palestra sobre serpentes, oficina de produção de ganchos e prática com os animais, vão utilizar espécies peçonhentas, ou seja, que inoculam veneno, como cascavéis, jararacas e corais verdadeiras, e também não peçonhentas, como a jiboia, relativamente comum na região. Entre os objetivos dos treinamentos estão desmistificar o perigo que esses animais representam, oferecer à comunidade técnicas de manejo que evitem a morte dos animais quando houver contato, orientações sobre como proceder em caso de picadas, melhorar a quantidade do estoque de soro antiofídico do IVB e incrementar o registro de espécies da fauna no território da unidade de conservação (UC).

“As serpentes são fundamentais para o equilíbrio ecológico, fazendo o controle de ratos e demais vetores e pragas. O treinamento contribui não somente com a redução de acidentes em áreas rurais da APA Macaé de Cima, mas também para a proteção dos animais”, afirmou o gerente de Unidades de Conservação de Uso Sustentável (Geuso), Fernando Matias.

Com cerca de 35 mil hectares, a APA Estadual de Macaé de Cima abrange todo o alto curso da bacia do Rio Macaé, grande parte da área rural de Nova Friburgo e um pequeno trecho de Casimiro de Abreu, com vários núcleos rurais e vilas. Por isso, os agricultores, caseiros e donas de casa estão entre o público-alvo do treinamento. Para os estudantes, a ênfase é no processo de educação ambiental para que o temor seja substituído pelo respeito, evitando a morte dos animais.

O objetivo é promover pelo menos dois treinamentos mensais, de acordo com a demanda da população e da disponibilidade dos técnicos. As espécies capturadas e encaminhadas à APA serão levadas para o IVB, para catalogação e produção de soro antiofídico.

“Este é um tema de interesse geral e a conservação da natureza e das espécies da fauna é um dos objetivos da unidade. Queremos trabalhar as questões ambientais para que a proteção da natureza seja um valor apropriado e não imposto ou instrumentalizado”, disse Victor Urzua.

A administração da UC vai divulgar mensalmente a programação dos treinamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: APA Macaé de Cima | treinamento | animais | cobra | aranha | capacitação | comunidade | INEA | Nova Friburgo | Meio Ambiente
Publicidade