Anchieta e Cefet firmam parceria para capacitar técnicos de turismo

Estudantes do Cefet farão estágio no colégio para receber visitantes aos sábados
quarta-feira, 10 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Colégio Anchieta (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Colégio Anchieta (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

O Colégio Anchieta e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) deram o primeiro passo para uma parceria em prol da cultura e do turismo em Nova Friburgo. Pelo menos 15 alunos de Turismo do Cefet participaram recentemente das aulas da disciplina eletiva denominada “Memória Anchieta”, com aprendizado in loco, ministrado pela professora Jane Ayrão. Como complemento, os alunos farão um estágio no colégio, a fim de que o Anchieta possa receber visitantes nas manhãs de sábado. O modelo ainda será testado, mas a perspectiva é de abertura do educandário jesuíta ao público e turistas.

Essa é uma ideia antiga do diretor geral do Colégio Anchieta, padre Toninho Monnerat, desde que o “corredor histórico” do colégio foi criado com seis salas recuperadas e preparadas para visitação: a biblioteca da Filosofia, o quarto do padre Luiz Yabar, a capela Mater Pietatis e as salas nobre de reuniões, de música e de aula retrô. Além destes ambientes, há o teatro (que já tem projeto de reforma e busca parceiros para realizá-la), a tradicional capela, e o jardim interno, que já foi recuperado. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, já se encontra em processo de restauração, além de outras imagens e quadros importantes que vêm sendo restaurados com a supervisão da coordenadora de artes, Gláucia Bezerra.

A entrega de certificados do curso “Memória Anchieta” ocorreu na manhã da última segunda-feira, 8. Participaram da solenidade o diretor acadêmico do Anchieta, professor Ricardo Ribeiro; o diretor administrativo, Carlos Eduardo Corte, os secretários de Turismo e Cultura, Wilton Neves e Marcos Marins, a subsecretária de Turismo Natália Peixoto e os professores do Cefet Edvar Batista e André Melo, além da primeira-dama Cristina Bravo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: anchieta | Cefet
Publicidade