Ana Cláudia Arantes faz palestra sobre cuidados paliativos na UFF

Especialista pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford, médica abordará questões sobre a luta para melhorar a vida dos pacientes com doenças incuráveis
terça-feira, 29 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Amanhã, 30, às 18h no auditório da UFF (antiga Fonf, localizada na Rua Dr. Sylvio Henrique Braune, 22, Centro), a geriatra e especialista em cuidados paliativos Ana Cláudia Quintana Arantes apresentará uma palestra com o tema “Educar para cuidar”.

A médica abordará assuntos relacionados às políticas assistências a pessoas com doenças incuráveis e em estado terminal. Além de mencionar a importância dos cuidados paliativos, Ana Cláudia acredita que o tratamento de suporte amenize o sofrimento dos pacientes durante o tratamento.

Para a geriatra, a busca pelo sentido da vida não é uma questão retórica, mas algo que ela persegue todos os dias, principalmente para os pacientes que atende.

A própria história de vida de Ana, que conviveu com uma irmã deficiente e cuidou dela em seus momentos finais, certamente contribuiu para que se tornasse a profissional que é hoje. Lidar com a morte com naturalidade—e tirar disso beleza e significado—foi um processo longo e difícil para a paulistana. O percurso custou a ela dois episódios depressivos—um quando estava na faculdade e outro, depois de formada.

A médica é graduada pela USP, tem pós-graduação em psicologia e é especialista em cuidados paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford.

Atualmente trabalha como médica geriatra da Sociedade Beneficente Alemã e em seu consultório, em São Paulo. Entre outras publicações, é co-autora do livro Cuidado Paliativo do Cremesp, (2008) e do Manual de Cuidados Paliativos – Ancp (2009).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Ana Cláudia Arantes | UFF | palestra
Publicidade