“Amparo Sem Dengue” reúne dezenas de pessoas no Loteamento Tiradentes

Mobilização no último domingo contou com a participação da Cruz Vermelha
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

O último domingo, 19, foi de muito trabalho e união entre os moradores do Loteamento Tiradentes, em Amparo. A mobilização, intitulada “Amparo sem Dengue”, teve como objetivo orientar e conscientizar a população local quando a necessidade de manter os espaços particulares e públicos limpos e, com isso, livres de focos do mosquito. Segundo os organizadores, mais de 180 pessoas participaram da ação.

A iniciativa criada pelo Coletivo Vozes do Tiradentes e Associação de Moradores de Amparo (Assamam) contou com a participação da Cruz Vermelha, que montou uma tenda de orientações na quadra esportiva da comunidade e distribuiu panfletos. A secretaria de Serviços Públicos e a Vigilância em Saúde também colaboraram com o evento, cedendo caminhão e funcionários para auxiliar no mutirão de limpeza e distribuição de material de campanha contra o Aedes aegypti, incluindo o mosquito símbolo da mobilização.

A iniciativa começou logo pela manhã, com um café comunitário na quadra esportiva do loteamento, que garantiu a interação entre os moradores. Logo em seguida, acompanhados pelo ritmo da bateria do Bloco Otavio e Carolina, os participantes percorreram as ruas da localidade identificando possíveis focos do mosquito, conscientizando a população e auxiliando na retirada de lixo e entulhos.

Para o Pedagogo Comunitário Evandro Rocha, autor do Projeto Troca de Ideias, o evento foi uma injeção de autoestima para a localidade, uma vez que os moradores não se reuniam há mais de 20 anos. Participando das atividades, o Presidente da Assamam, Aroildo Moraes, afirmou que “a ação atingiu o seu objetivo e servirá de exemplo para as outras comunidades do 4º Distrito. Foi apenas o começo”.

Rejane Costa, que participou da atividade acompanhada dos filhos, também acredita no exemplo que a mobilização pode ser para as pessoas. “Esta atividade serve como exemplo para o futuro das crianças, que desde cedo começam a desenvolver uma consciência sobre o cuidado com o bairro onde se vive”, afirmou ela. “Se cada um fizer a sua parte, mais qualidade de vida a comunidade terá”, acrescentou o morador Elcio Barbosa.

Segundo a Assamam, a ação resultou na arrecadação de mais de meia tonelada de lixo. No próximo dia 4 de março, o Coletivo Vozes do Tiradentes realiza mais uma reunião para discutir as próximas ações da comunidade. O encontro acontece na Escola Municipal Tiradentes, em Amparo, às 18h30.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Dengue | Aedes Aegypti
Publicidade