Amma abre Outubro Rosa com atividades na Estação Livre

Cortes de cabelo, aula de zumba e apresentações musicais estão entre as atrações
sexta-feira, 07 de outubro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
A caminhada rosa costuma todos os anos mobilizar muita gente em Friburgo, chamando a atenção para as necessidades de prevenção e tratamento da doença (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
A caminhada rosa costuma todos os anos mobilizar muita gente em Friburgo, chamando a atenção para as necessidades de prevenção e tratamento da doença (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Não são apenas as flores da primavera, o Dia das Crianças ou de Nossa Senhora da Aparecida, e ainda o dia dos professores que caracterizam o mês de outubro. O “Outubro Rosa”, movimento mundial voltado para o combate, alerta e prevenção ao câncer de mama, tem ganhado destaque e se tornado mais uma característica do antepenúltimo mês do ano. 

Em Nova Friburgo, a Associação da Mulher Mastectomizada da cidade (Amma) sempre realiza atividades especiais neste período. Este ano, a abertura oficial da campanha acontece neste domingo, 9, na Estação Livre, antiga rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas. 

Além da distribuição de panfletos informativos sobre os cuidados e atitudes preventivas com relação à doença, o evento contará com uma série de atrações. Dentre elas, realizar cortes de cabelo gratuito para aqueles que quiserem doar fios com mais de 20 centímetros de comprimento para a confecção de perucas. 

“Nossa intenção é que a população se conscientize da importância da autoestima elevada na vida das mulheres que a perderam por conta da falta de cabelos ou da falta de estímulo devido à incansável luta por sobreviver. Nossa expectativa é arrecadar quatro vezes mais a quantidade de mechas arrecadadas no último ano e triplicar o valor nos salões a serem doados à Amma.”, destacou Gabriela Erthal, empresária participante do evento. 

Sessões de cuidados com a pele, podologia, designer de sobrancelhas, massagem, manicure e maquiagem também estarão disponíveis. Ainda será possível participar de um aulão de zumba com o professor Paulo Mineiro e, quem sabe, garantir brindes que serão sorteados durante a programação. 

Os corais Piano de Pano e Cantomusarte também prometem abrilhantar a tarde de domingo. O “Outubro Rosa da Beleza” acontece das 14h às 17h. Todos os alimentos vendidos na ação terão seu valor revertido para a Amma. 

Caminhada Rosa 

No próximo dia 29 de outubro, um sábado, será realizada a tradicional Caminhada Rosa. A ação, que será uma das últimas atividades desenvolvidas pela Amma na programação de outubro, promete fazer o mesmo sucesso dos anos anteriores. 

Com camisas, adereços e bandeiras rosas, a mobilização visa chamar a atenção da população sobre a doença e a importância de realizar os exames periodicamente. A caminhada começará na Rua Moisés Amélio percorrendo toda a Avenida Alberto Braune, até as praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas. 

“Todos podem e devem participar. As camisas da campanha já estão à venda na sede da associação — Rua Mato Grosso, 20, Bela Vista, próximo ao Country Clube — e custam R$ 20. Sempre nos surpreendemos com a receptividade das pessoas nas ruas e creio que este ano não será diferente. Pedimos, inclusive, para que todos se engajem com a causa decorando suas lojas e casas com itens na cor rosa, principalmente no dia 29, para chamarmos ainda mais a atenção das pessoas”, sugeriu a presidente da Amma, Maria Helena Moraes dos Santos.

O câncer de mama é a doença que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar da proporção de casos ser menor, o tumor mamário também pode ser encontrado em homens. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma em cada 12 mulheres terá um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. Segundo o Instituto do Câncer (Inca), em 2016, pelo menos 28,1% do total dos cânceres diagnosticados em mulheres eram de mama. Apesar dos dados alarmantes, é possível reverter o caso. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances de o tratamento dar certo. Por isso, é tão importante se conscientizar e prevenir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Amma | Outubro Rosa
Publicidade