Alvará dos Bombeiros para estabelecimento de baixo risco sairá em 5 dias via internet

Decreto vale para todo o Estado do Rio. Proprietários poderão fazer autovistoria no local
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Foi publicado no Diário Oficial de segunda-feira, 23, decreto n° 44.803/14, do governo do estado, destinado a reduzir o tempo para obtenção do alvará do Corpo de Bombeiros para regularização de estabelecimentos comerciais considerados de baixo risco — ou seja, que possuem até dois pavimentos e área total construída inferior a 900 m², que não realizem atividades que reúnam público e que não comercializem ou armazenem líquidos inflamáveis e/ou gás inflamável, combustíveis, munição e explosivos, entre outros

De acordo com o decreto, as empresas vão poder apresentar os documentos necessários via internet (até então, a entrega deveria ser feita presencialmente). O próprio estabelecimento também pode realizar uma autovistoria, para comprovar que as exigências estão sendo cumpridas. Além disso, o alvará sairá em cinco dias e será online.

O decreto foi definido pelo Comitê de Desburocratização do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços e que conta também como integrantes a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja); a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ); Firjan, Fecomércio-RJ e Sebrae.

De acordo com Anderson Schreiber, presidente do Comitê, o Corpo de Bombeiros vai continuar fiscalizando todos os estabelecimentos, inclusive os de baixo risco.

Estados como São Paulo e Alagoas já adotaram medidas semelhantes. O novo decreto entrará em vigor em 90 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Alvará | Corpo de Bombeiros
Publicidade