Alerta por SMS da Defesa Civil é ampliado para todas as operadoras

Serviço gratuito de prevenção a desastres naturais começa a funcionar nesta segunda. Cadastro pode ser feito pelo próprio celular
segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
por Karine Knust
Foto de capa
As sirenes de alerta da Defesa Civil (Arquivo AVS)

A partir desta segunda-feira, 18, o serviço de alerta de riscos de desastres naturais por SMS será ampliado. A informação foi divulgada pela Secretaria estadual de Defesa Civil (Sedec-RJ) na última semana. O reforço na prevenção aos desastres causados por chuvas fortes, aumento do nível de rios e deslizamentos de terra, faz parte de uma ação viabilizada pela Defesa Civil Nacional, com o intuito de melhorar o alcance do sistema. Com a novidade, celulares de todas as operadoras poderão ser cadastrados para receber mensagens gratuitamente.

De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, a iniciativa vai dar maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis, a fim de evitar tragédias. “O Estado do Rio de Janeiro é pioneiro no envio de mensagens para celular com alertas e recomendações de Defesa Civil. A nova plataforma vai fortalecer ainda mais a cultura de prevenção na população”, afirmou.

Segundo o governo estadual, a medida vai beneficiar toda a população do estado. Em parceria com as operadoras de telefonia móvel, até o fim do mês, aproximadamente 25 milhões de celulares vão receber um SMS (mensagem de texto) oferecendo o cadastramento gratuito. Para aceitar, basta responder à mensagem com o número do CEP de interesse. É possível cadastrar mais de um endereço por celular, apenas separando os CEPs com um espaço. Mas quem quiser se registrar mesmo antes de receber a mensagem pode adquirir o serviço enviando o CEP diretamente para o número 40199.

“É muito importante que as pessoas façam a adesão ao serviço para que possam ser avisadas dos riscos iminentes de inundação, alagamento, temporal, escorregamento, além de receberem orientações de como proceder em situações adversas”, destacou o subsecretário estadual de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess.

Em Nova Friburgo, o sistema que funciona desde 2013 também será unificado à novidade. “Estamos transferindo nosso banco de dados, com os números de celulares cadastrados pelo site, para a plataforma do estado. Por isso, quem já estava registrado no serviço de alerta por SMS anterior não precisa se cadastrar por esse sistema. Ele será automaticamente incluído lá. E para quem não estava nossa recomendação é de que se cadastre através da nova plataforma, por mensagem”, orienta o secretário da Defesa Civil de Nova Friburgo, coronel João Paulo Mori.

Ainda de acordo com Mori, apesar de ser gerida pelo estado, a nova plataforma será abastecida com as informações da Defesa Civil local. “Recebemos um login de acesso ao sistema estadual, ou seja, as mensagens que serão enviadas a população da cidade serão feitas pela nossa Defesa Civil. Já que temos informações diretas e mais rápidas de como estão as condições climáticas do município”, afirma ele acrescentando que “esse novo formato vai facilitar e muito nossa comunicação com a população”, acredita ele.

 

LEIA MAIS

Do Alto das Braunes ou de Olaria, fotos sem retoques revelam a beleza natural da estação. Mande a sua também

Sol inclinado, frio crescente e chuvas raras deixam o céu mais azul no início do dia e mais colorido antes de escurecer

Peças arrecadadas pela Associação Comercial serão encaminhadas a instituições de caridade

Publicidade
Agora Faz
TAGS: Clima