Alerj lança frente parlamentar de enfrentamento ao câncer

Iniciativa pode repercutir no futuro do hospital de oncologia, na Ponte da Saudade
sexta-feira, 21 de abril de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Alerj lança frente parlamentar de enfrentamento ao câncer

Os deputados estaduais Wanderson Nogueira (Psol-RJ) e Ana Paula Rechuan (PMDB-RJ) lançaram nesta quarta-feira, 19, a frente parlamentar para o enfrentamento ao câncer, com o objetivo de “construir estratégias de fortalecimento da rede de tratamento e diagnóstico do câncer no Estado do Rio de Janeiro”.

O secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, compareceu ao evento, que marca o início de um esforço para avaliar as políticas públicas existentes, e também indicar ações para o futuro.

A cerimônia contou com a participação de instituições como a Fundação do Câncer e o Inca, que fizeram uma apresentação geral do plano estadual de oncologia e traçaram um panorama geral da doença no Estado.

Os institutos Desiderata e Ronald McDonald também participaram, em apresentações sobre a rede de atendimento ao câncer infanto-juvenil e a importância do diagnóstico precoce.

“A mobilização em torno do câncer deve ser coletiva, por isso [criamos] essa Frente Parlamentar, que funciona como ponte, um elo. Todos que estão interessados em colaborar serão de extrema importância. Estamos convidando outros deputados estaduais e federais, além de secretários, médicos, pacientes, familiares de pessoas que estão com câncer. Todos são fundamentais nesse processo de construção”, argumentou Wanderson, que em oportunidade anterior confidenciou à reportagem de A VOZ DA SERRA que tentará envolver o hospital de oncologia da Ponte da Saudade no andamento dos trabalhos.

Já a deputada Ana Paula Rechuan defendeu que é preciso aprofundar a discussão.

“Hoje os moradores do interior do estado enfrentam longas viagens para fazer tratamento e a fila de espera de exames é muito grande. Queremos, através da frente parlamentar, contribuir para reorganização do sistema de vagas, criando um protocolo de atendimento e direcionamento de fluxo. A ideia é tornar os atendimentos mais rápidos, acessíveis e eficazes para todos.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ALERJ | Hospital do câncer
Publicidade