Alerj debate melhorias no Posto do Detran de Friburgo

Implantação de unidade em Bom Jardim para desafogar unidade friburguense também é discutida
sábado, 01 de julho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
O Detran de Nova Friburgo (Foto: Arquivo AVS)

Audiência pública realizada nesta terça-feira, 27, pela Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Alerj, debateu a possibilidade implantação de um Posto de Vistoria do Detran no município de Bom Jardim, com reflexos diretos sobre o atendimento realizado pelo sobrecarregado posto em Nova Friburgo. O encontro foi solicitado pelo deputado estadual Wanderson Nogueira, membro da comissão, que teve a oportunidade de debater com o vice-presidente do Detran, André Mônica, sobre as dificuldades que a população de Nova Friburgo passa atualmente com os serviços do órgão, e também a situação delicada de Bom Jardim.

A audiência teve participação efetiva dos representantes de Bom Jardim, como o prefeito, Antônio Gonçalves, o presidente da Câmara Municipal, vereador Napoleão, além de outros seis parlamentares da cidade. A demanda é pela instalação de um Posto de Vistoria do Detran, uma vez que o município possui cerca de 40 mil habitantes, mais de 13.500 veículos e apenas 15% de inadimplência.

O prefeito de Bom Jardim, Antônio Gonçalves, colocou a Prefeitura a disposição para ajudar a concretizar o projeto. “Vamos ceder o terreno se necessário for e queremos um estudo de viabilidade. Vamos marcar um próximo encontro com o presidente do Detran para que possamos avançar nas propostas e ver possíveis projetos já existentes. Não temos tempo a perder”, disse o prefeito. 

Proponente da reunião, o deputado Wanderson Nogueira enfatizou a necessidade da instalação do posto de Bom Jardim para oferecer mais facilidade aos munícipes vizinhos e também desafogar os serviços do Detran em Nova Friburgo, que passa por sérias dificuldades. “É mais do que legítimo o pleito da população e representantes de Bom Jardim, que sofrem com o deslocamento demorado, pagamento de pedágios e demora no agendamento da vistoria. As pessoas de Bom Jardim são corretas. Um exemplo claro é a baixa inadimplência. As pessoas querem continuar desse jeito, mas precisamos oferecer condições apropriadas. Relatamos as dificuldades dos moradores de Nova Friburgo, é necessária uma ampliação do serviço no município”, destacou Wanderson.

Atualmente, o Posto de Vistoria de Nova Friburgo possui quatro linhas para fazer vistoria. Destas, uma está com defeito há mais de um ano, sem operação. A vistoria anual obrigatória está sendo realizada, mas com muita demora, tanto no agendamento, quanto no atendimento, devido às condições. A sugestão do deputado é ampliar o número de linhas para oito, ou retornar a prestação do serviço ao antigo Detran, onde existe uma pequena estrutura inutilizada no momento.

Um projeto de lei do deputado estadual Wanderson Nogueira quer regulamentar a vistoria veicular obrigatória no estado para que seja realizada de dois em dois anos, com veículos com mais de três anos e menos de 15 anos de vida útil. A lei determina que os veículos com placas terminadas em números pares façam a vistoria em anos pares e placas ímpares em anos ímpares. O projeto visa economia e racionalização dos recursos do estado, que vive uma das piores crises da história.

LEIA MAIS

Carros parados agora invadem faixa da movimentada Av. Hans Geiser, oferecendo risco de acidentes

Cinquenta municípios do interior do estado receberão visitas

Veículo foi roubado no Rio de Janeiro há 15 anos. O motor apareceu em Nova Friburgo

Publicidade
Agora Faz
TAGS: detran