Agricultura orgânica: produtores de Friburgo em busca de certificação

Selo vai agregar valor aos produtos cultivados sem agrotóxicos no município
terça-feira, 11 de abril de 2017
por Alerrandre Barros
Visitas de inspeção para certificação estão sendo realizadas em Nova Friburgo (Foto: Sebrae)
Visitas de inspeção para certificação estão sendo realizadas em Nova Friburgo (Foto: Sebrae)

Doze agricultores de Nova Friburgo formaram um grupo para obter a certificação orgânica de seus produtos até o fim deste ano. Eles estão buscando cumprir as exigências da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (Abio) — certificadora que fará visitas de inspeção nas propriedades dos produtores em Amparo, Alto Schuenk, Macaé de Cima, Conselheiro Paulino, Jardim Ouro Preto, Mury, Campo do Coelho e São Lourenço nos próximos meses. 

No município, são produzidos de forma orgânica — isto é, sem agrotóxicos — temperos, hortaliças, cogumelo shiitake, cenoura, caqui, laranja, tangerina, figo, limão, banana, pera, milho, batata, entre outros. Para o empresário e chef Flávio Stern, adepto da produção orgânica há oito anos e proprietário do restaurante vegetariano Trilhas do Araçari, em Mury, a certificação é uma maneira de agregar valor e validar oficialmente a procedência dos seus produtos para os clientes.

“Através da certificação, o consumidor tem como saber a procedência e real forma de cultivo daquilo que ele está consumindo ou adquirindo. Para mim, todos os produtos só poderiam ser considerados de procedência orgânica com o certificado, pois isso estimularia ainda mais essa prática de consumo, promovendo a disseminação de produtos mais saudáveis e cujo cultivo não agride a natureza”, disse Stern, que mantém uma horta de onde colhe verduras e legumes que são servidos em seu restaurante.

A ex-servidora pública Renata Boy Mascouto acredita que a certificação orgânica vai viabilizar vários de seus projetos pessoais. Segundo ela, que há um ano transformou sua propriedade, em Campo do Coelho, em um pomar orgânico, essa forma de cultivo e sua certificação vai além dos objetivos financeiros.

“É uma das formas que eu enxergo tornar possível aproximar as pessoas de questões de caráter alimentar, social e ambiental por meio de informações. Acredito que com medidas simples possamos contribuir para tornar produtos de boa procedência e qualidade acessíveis para todos”, afirmou a produtora, que cultiva frutas e hortaliças.

A iniciativa do grupo em busca da certificação faz parte do programa “Sebrae Orgânico”, que tem como diretriz promover o fortalecimento da cadeia produtiva de orgânicos e ao mesmo tempo colaborar na preservação da saúde do produtor, do consumidor e do meio ambiente. De acordo com Márcia Moreira, analista do Sebrae, as iniciativas abrem novos horizontes para os agricultores da região.

“Os produtores que já desenvolvem culturas orgânicas, ou aqueles que pretendem modificar seus métodos produtivos podem aderir ao programa a qualquer instante. Eles receberão do Sebrae todas as orientações e suporte necessários para alcançarem seus objetivos. É notório o crescimento do interesse por esse tipo de cultivo no país, fazendo surgir um nicho de mercado interessante e promissor. Além disso, retrata o surgimento de uma nova cultura consumidora, que prima pela manutenção da saúde e preservação do meio ambiente”, disse Márcia. Outras informações pelo telefone (22) 2523-6908.

Segundo o Ministério da Agricultura, em 2016 a área total de produção orgânica no Brasil chegou a quase 750 mil hectares, sendo o Sudeste a região do país com maior área produtiva, com 333 mil hectares e cerca de 3 mil produtores de orgânicos. O Sul é a região com o maior número de produtores (5 mil), ultrapassando o Nordeste, com 4,5 mil produtores orgânicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Sebrae | produtos orgânicos
Publicidade