Adeus a Jaburu reúne familiares, amigos e representantes de vários setores da cidade

O salão da Câmara Municipal de Nova Friburgo foi o cenário da despedida de Júlio Cézar Seabra Cavalcanti
quarta-feira, 20 de abril de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Na manhã de quarta-feira, Jaburu foi velado na Câmara Municipal, onde recebeu as últimas homenagens de parentes, amigos de longa data, autoridades e representantes de várias instituições (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Na manhã de quarta-feira, Jaburu foi velado na Câmara Municipal, onde recebeu as últimas homenagens de parentes, amigos de longa data, autoridades e representantes de várias instituições (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

O salão da Câmara Municipal de Nova Friburgo foi cenário da despedida de Júlio Cézar Seabra Cavalcanti, o querido Jaburu, que morreu aos 83 anos na última terça-feira, 19, em decorrência de uma hemorragia digestiva. Inicialmente velado no Memorial SAF, o corpo foi levado para a sede do Legislativo na manhã de quarta-feira, 20, onde recebeu as últimas homenagens de familiares, amigos, autoridades e representantes de vários segmentos da sociedade.  

Grande incentivador da cultura friburguense, Jaburu era considerado um mestre na arte de fazer amigos, conforme lembrado pelos presentes ao velório. Seu dinamismo e dedicação na valorização dos talentos locais e no resgate da história de Nova Friburgo também foram destacados por amigos como a presidente da seção local da União Brasileira dos Trovadores, Elisabeth Souza Cruz. Ela citou a reconstrução da Fonte do Suspiro como exemplo desse empenho. “Jaburu abraçou a ideia da restauração da fonte e foi incansável nesse trabalho”, disse ela.

Jaburu era uma figura muito querida dos friburguenses, de falas espirituosas e que gostava de estar entre as pessoas. Durante o velório, o amigo de longa data, o bancário aposentado Maurício Vicente Ribeiro, lembrou de sua espontaneidade. “Apesar do vasto conhecimento, ele era alguém muito simples, descontraído e avesso a formalidades. Foi um grande colega de trabalho e amigo pessoal que vai deixar saudades”, disse ele bastante emocionado. 

Com atuação marcante em várias entidades e instituições do município, Jaburu foi velado com a camisa e a bandeira do Grupo Arte, Movimento e Ação (Gama), do qual foi fundador. Sobre seu corpo também foram estendidas as bandeiras do Nova Friburgo Futebol Clube, onde foi goleiro; da banda sinfônica Euterpe Friburguense, da UBT Nova Friburgo e do Nova Friburgo Country Clube. O velório na Câmara foi encerrado por volta das 14h30, quando o corpo seguiu para cremação no cemitério Luterano. Várias coroas de flores foram enviadas como forma de prestar uma última homenagem a Jaburu. Em meio às mensagens de carinho remetidas por autoridades como o prefeito Rogério Cabral e amigos da direção e equipe de A VOZ DA SERRA, a do Nova Friburgo Country Clube sintetizava a trajetória de Jaburu com os dizeres: “Uma vida dedicada à arte e à cultura”. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Jaburu | Personalidades friburguenses
Publicidade