Adeus, inverno: a Suíça Brasileira se despede da estação

Sites de meteorologia preveem chuva somente na chegada da primavera, 23 de setembro. Até lá, dias seguem quentes e secos
quarta-feira, 13 de setembro de 2017
por Adriana Oliveira
Os Três Picos e o Caledônia vistos da Pedra do Faraó no por-do-sol (Foto do leitor Paulo Victor Lagôas)
Os Três Picos e o Caledônia vistos da Pedra do Faraó no por-do-sol (Foto do leitor Paulo Victor Lagôas)

A chegada de setembro trouxe junto, para os friburguenses, uma despedida. Lamentada por  uns, bem-vinda para outros: a despedida do inverno. Justamente quando a cidade acaba de ser declarada “Suíça Brasileira” por lei estadual.

Sites especializados em meteorologia como Climatempo e Weather Channel preveem chuva, agora, apenas para o dia 23  - coincidentemente, o primeiro dia oficial da primavera. Até lá, os dias seguem calorentos e secos neste final de inverno..

A previsão é de dias ensolarados, às vezes com um pouco mais de nuvens, mas sempre com muito sol. As temperaturas, cujas mínimas têm ficado em 12 graus, 10 acima do recorde do inverno, tendem a subir gradualmente, chegando a 17 no próximo domingo, segundo o Climatempo.

Já as máximas… ah, as máximas! Dos atuais 23, devem chegar paulatinamente a 30 graus na sexta-feira, 22, às vésperas da chuva anunciada para o dia 23. Nada menos que o dobro dos 15 registrados nos dias mais frios desta estação.

Há pouco mais de um mês, no dia 7 de agosto, Nova Friburgo era, pela segunda vez no ano, a segunda cidade mais fria do Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município registrava 1,4 grau, ficando atrás apenas de Monte Verde, em Minas Gerais, onde os termômetros marcaram 1,3 grau.

Até então, a menor temperatura na cidade havia sido registrada em 27 de julho, quando o município marcou 1,5 grau. Bons tempos, que só vão se repetir no ano que vem.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: inverno | Turismo | Frio
Publicidade