Acusado de abuso sexual e tentativa de estupro na General Osório é preso

Delegada pede que outras vítimas do homem denunciem os casos na Deam
quarta-feira, 06 de julho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
O homem é acusado de atacar mulheres na Rua General Osório (Foto: Lúcio César Pereira)
O homem é acusado de atacar mulheres na Rua General Osório (Foto: Lúcio César Pereira)

Um homem de 45 anos foi preso na tarde desta terça-feira, 5, acusado de tentar estuprar uma adolescente, em junho, na Rua General Osório, no centro de Nova Friburgo. A delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Danielle de Barros, pediu a prisão preventiva dele após a denúncia e também com base em relatos de estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) que foram assediadas sexualmente pelo homem.

“Eu tenho notícia de que diversas mulheres foram abordadas pelo acusado nas ruas de Friburgo, mas eu preciso que as vítimas registrem as denúncias na delegacia para que ele continue preso e responda pelos crimes”, pede a delegada. O homem não teve a identidade revelada, mas ele é alto, branco e calvo, e mora no Cardinot.

De acordo com Danielle, no mês passado, ele abordou uma estudante quando ela havia acabado de sair de uma escola na Rua General Osório. A jovem contou que o homem a pegou pelo braço e tentou levá-la para Rua Sylvio Henrique Braune, próximo à UFF, mas a estudante conseguiu fugir. Ela ainda detalhou que ele estava com o órgão sexual para fora da calça. O caso foi registrado na 151ª DP.

Algumas estudantes da UFF também denunciaram o homem na delegacia. “Segundo os relatos, ele costumava passar pela faculdade se masturbando e falando frases obscenas para as universitárias. Elas, inclusive, registraram, em vídeo, uma dessas ocasiões nas proximidades do campus”, explicou a titular da Deam.

O homem tem outras passagens da delegacia por ameaça e perturbação à tranquilidade. Danielle descobriu que, em 2014, ele foi flagrado tirando fotos de uma jovem no conjunto habitacional Terra Nova, no distrito de Conselheiro Paulino. A delegada informou que colherá o depoimento da vítima para incluí-lo no processo contra o acusado.

Estupro em Friburgo

No último ano, foram registrados 41 estupros e 10 tentativas de estupros em Nova Friburgo, segundo dados do Dossiê Mulher, produzido pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). O relatório detalha o perfil da vítima na cidade: a maioria é solteira, branca, com idades nas faixas dos 12 e 17 anos e 30 e 59 anos. A violência sexual, segundo o estudo, é praticada por ex-companheiros, pais/padastros e parentes, em casa ou nas ruas da cidade. 

“As mulheres precisam perder o medo de denunciar os abusadores. Sempre há uma policial para atender às vítimas na delegacia”, disse a delegada Danielle de Barros.

Em Nova Friburgo, as mulheres podem buscar ajuda na Deam, na Avenida Presidente Costa e Silva, 1501, ao lado do Sesc. O telefone é (22) 2533-1694. O Centro de Referência da Mulher (Crem) é outro lugar onde as vítimas podem receber auxílio de psicólogas, assistentes sociais e orientações jurídicas de especialistas. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, na Avenida Alberto Braune, 223. O telefone é (22) 2525-9226.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: estupro
Publicidade