Acidentes deixam 3 feridos na manhã desta quinta em Friburgo

Caminhões batem no trevo de Duas Pedras e carros colidem na Euterpe
quinta-feira, 27 de julho de 2017
por Dayane Emrich
Um dos caminhões envolvidos no acidente de Duas Pedras (Foto de leitor)
Um dos caminhões envolvidos no acidente de Duas Pedras (Foto de leitor)

Três pessoas ficaram feridas em dois acidentes na manhã desta quinta-feira, 27, no eixo rodoviário de Nova Friburgo. O caso mais grave aconteceu por volta das 8h50, no trevo de Duas Pedras, onde dois caminhões colidiram. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois motoristas dos caminhões, de 39 e 48 anos, ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital Municipal Raul Sertã, que não informou o estado de saúde das vítimas. Por conta do acidente, houve engarrafamento no local.

Já na esquina da Avenida Euterpe Friburguense com a RJ 150, por volta das 9h, um Fiat Pálio -- placa KND 2405, cor cinza -- e um Vw Etios -- placa LUV 5686, prata -- também colidiram. Segundo os bombeiros, uma mulher de 63 anos ficou ferida e também foi encaminhada para o Hospital Municipal Raul Sertã.

Como A VOZ DA SERRA publicou esta semana, com base em dados do 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), neste primeiro semestre Nova Friburgo registrou 677 vítimas de acidentes de trânsito, entre feridos e mortos. Ao todo foram 288 colisões; 89 quedas de moto;  22 capotagens e 12 quedas de veículos -- contabilizando 411 acidentes.

Em apenas dois meses, os números mais que dobraram. Em maio deste ano, haviam sido registrados 173 acidentes de trânsito na cidade, com 435 vítimas. Um aumento de 237% em relação aos acidentes e 155% ao total de vítimas.

Outros dados que demonstram o alto índice de acidentes na cidade, principalmente nos fins de semana, foram apontados em um estudo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran - RJ), relativo a 2015. Segundo o órgão, a maior parte dos acidentes no município, naquele ano aconteceu nos sábados e domingos (34%) e durante as férias escolares (29%). Ainda conforme o documento, Nova Friburgo registrou 21 óbitos no trânsito e 357 feridos em 2015.

A pesquisa divulgada pelo Detran aponta ainda que, há dois anos, haviam 117 mil veículos registrados em Nova Friburgo, isto é, seis veículos para cada dez habitantes, 27% de toda a frota da Região Serrana. Segundo dados do órgão, até abril deste ano mais quatro mil veículos passaram a circular nas ruas da cidade, contabilizando um total de 121 mil carros.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros no município, tenente-coronel Fábio Gonçalves, o crescimento do índice de acidentes pode estar relacionado ao aumento da frota friburguense. “A quantidade de veículos e motos nas ruas vem crescendo muito e isso colabora para o aumento de casos, mas a pressa, a falta de educação no trânsito e a desobediência às legislações também são fatores bastante comuns”, afirmou o militar.

Entre os trechos mais perigosas da cidade, as rodovias RJ-116 (Itaboraí – Nova Friburgo – Macuco); RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis) e RJ-142 (Estrada Serramar) foram apontadas pelo Detran como os locais com o maior número de acidentes. Fazem parte da lista também a Avenida Roberto Silveira, conhecida como avenida da morte, o trevo de Duas Pedras e a Avenida Júlio Antônio Thurler, em Olaria.

O último acidente trágico registrado em Friburgo, por exemplo, aconteceu no dia 5 de julho. Na ocasião, um jovem de 24 anos morreu em uma colisão em uma curva na RJ-116, em Furnas. Thayran Dinis da Cruz pilotava uma moto quando, segundo testemunhas, derrapou, caiu do veículo e colidiu contra um carro da Secretaria municipal de Saúde de Cantagalo.

Dados gerais

Em 2016, no Estado do Rio, 36.726 pessoas foram vítimas (entre feridos e mortos) nas estradas e demais vias fluminenses, conforme dados do Detran e do ISP (Instituto de Segurança Pública). Em relação ao país, um levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, divulgado no ano passado, mostra que o número de vítimas no trânsito brasileiro é o maior do mundo. A pesquisa é baseada no registro do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), o qual aponta que o Brasil tem 31,3 vítimas fatais a cada 100 mil habitantes.

Ainda segundo o levantamento, só no ano passado foram contabilizadas pelo DPVAT 60,7 mil mortes, número 4% superior em relação a 2011, além de 352 mil casos de invalidez permanente. A maior parte dos acidentes foi registrada entre jovens de 18 e 34 anos – 41% do total. A irresponsabilidade e imperícia dos motoristas são responsáveis por 95% dos acidentes.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: acidente
Publicidade