Acianf inaugura exposição “Bandeiras de rua” nesta segunda

Mostra faz parte das comemorações dos 200 anos de Nova Friburgo
segunda-feira, 04 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Acianf inaugura exposição “Bandeiras de rua” nesta segunda

Na próxima segunda-feira, 4, às 9h, o Espaço Cultural Acianf inaugura a exposição “Bandeiras de rua: Arte e Memória de São Pedro da Serra”. Coordenada pela pintora Cecília de Castro Pinto, a exposição é fruto de ampla pesquisa e da experiência dos artistas envolvidos - moradores de São Pedro da Serra. A exposição traz à Acianf 21 painéis de colagens sobre madeira que reúnem aspectos e saberes do sétimo distrito de Nova Friburgo. A exposição faz parte das comemorações dos 200 anos da cidade.

A equipe buscou a aproximação com o presente e destaca as referências ainda vivas sobre o lugar e sua particularidade, através da Arte integrada à paisagem cotidiana, reafirmando a força daqueles que chegaram a Nova Friburgo há séculos e a de seus descendentes. Nas Bandeiras foram usadas fotos de arquivos e da comunidade, pinturas próprias e imagens simbólicas, em composições criadas para traduzir em cor e movimento as vivências do lugar. Uma peça síntese dos espaços e eventos culturais da Vila de São Pedro, pintada a óleo por Sarlanga, será também exposta.

A técnica de colagem, intuitiva e popular, ganhou através do trabalho de Cecília de Castro Pinto composições cuidadosas e harmoniosas. A colagem foi retomada como técnica pelos Cubistas, ganhando galerias e projeção internacional.

A pesquisa baseou-se em obras sobre a região, conversas com moradores e entrevistas direcionadas, além de documentos de arquivos, como os da Fundação D. João VI. A pré-exposição foi realizada este ano na vila, antes pertencente administrativamente à Lumiar, para a comemoração dos 30 anos de criação do distrito de São Pedro da Serra. As Bandeiras de Rua serão fixadas nas fachadas das casas da vila de São Pedro, após deixarem a Acianf.

A sede da Acianf fica na Av. Alberto Braune,111 - sobrado, Centro. Horário de visitação: segunda a sexta, 9h às 16h. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone 2522-1145.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade