Ação oferece testes rápidos de HIV em Nova Friburgo

Iniciativa faz parte do Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do Vírus da Imunodeficiência Humana
quarta-feira, 05 de abril de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Ambulatório Bento XVI, ao lado do Câmara Municipal (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Ambulatório Bento XVI, ao lado do Câmara Municipal (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Na próxima sexta-feira, 7, Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV, a Igreja Católica, através da Pastoral da Aids, em parceria com a secretaria municipal de Saúde, realizará testes rápidos para diagnóstico do vírus HIV. Os exames poderão ser realizados gratuitamente no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, na Rua Plínio Casado, no Suspiro, das 8h às 12h e das 13h às 16h; e no Ambulatório Bento XVI, na Rua Monsenhor José Antônio Teixeira, 23, no Centro, das 8h às 12h.

De acordo com a instituição, após 30 anos da primeira epidemia do Brasil, cerca de 150 mil brasileiros convivem com a doença sem saber, pois nunca fizeram o teste de aids. Os dados divulgados pela pastoral mostram ainda que muitas pessoas recebem o diagnósticos quando a doença já está em estágio avançado e, por causa disso, mesmo com os avanços da medicina, das políticas públicas e da garantia de medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 17% vão a óbito no 1º ano de diagnóstico.

Além dos testes, a campanha tem como objetivo prevenir e informar sobre o HIV, mostrando a importância da identificação da doença o quanto antes possível, para tornar o tratamento mais eficiente, evitar a propagação da doença e garantir a qualidade de vida. Vale destacar ainda que a Pastoral da Aids atua no enfrentamento da epidemia em diversos estados brasileiros, através de mobilizações e ações que informem e acolham a sociedade. Nas redes sociais, o projeto divulga informações sobre a necessidade de se enfrentar o HIV, bem como as demais infecções sexualmente transmitidas.

A sede da Pastoral da Aids - CNBB em Nova Friburgo fica situada na Rua Marques Braga, 18, sobreloja 101, no Centro. Mais informações sobre a entidade ou a ação contra a aids podem ser obtidas pelo telefone (22) 2522-3964 ou pelo e-mail pastaids.regleste1.nf@gmail.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Aids | Pastoral da Aids
Publicidade