Academia Friburguense de Letras comemora 70 anos nesta quinta

Presidente destaca que casa nasceu livre e tão bela quanto seu lema: "Cultuar a arte é sublimar o espírito”
quinta-feira, 22 de junho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Academia Friburguense de Letras comemora 70 anos nesta quinta

Ao completar 70 anos nesta quinta-feira, 22, a Academia Friburguense de Letras (AFL) e seus membros vão receber os amigos para homenagear sua trajetória “que guardou e resguardou a vida literária, principalmente a que surgiu nesta cidade”.

A presidente da Casa, Tereza Malcher, destaca que a AFL “nasceu livre e tão bela quanto seu lema: Cultuar a arte é sublimar o espírito”. Para a escritora, a criação da Academia “foi uma gota de paz no momento em que o mundo sofria após a 2ª Guerra Mundial e, por assim ser, guardou-se como um lugar de letras, cultura e convivência, tendo sido amada e cuidada pelos que a fundaram, a ela  pertenceram e frequentaram-na”.

Segundo Tereza Malcher, hoje, a Casa de Salusse se esforça para abraçar os escritores da região. Seus acadêmicos têm produzido obras para adultos, jovens e crianças, são escritores de romances, trovas e poesias, pesquisas históricas, contos e crônicas, além de terem participação ativa nos jornais da região.

“Tanto assim é que, em breve, escritores da cidade, acadêmicos e não acadêmicos, estarão juntos na coletânea de contos Nova Friburgo: Contos, Crônicas e Declarações de Amor, que será lançada no próximo mês”, revelou.

A Academia Friburguense de Letras tem fomentado a produção literária através do Concurso Literário Nacional Júlio Salusse que, no ano passado, recebeu textos de vários estados brasileiros. E também com eventos como Encontro Entre Escritores, oficina que tem por finalidade tratar de assuntos pertinentes à produção criativa de textos, e o Clube de Leitura que incentiva a leitura e o debate de temas relevantes.

Além de colaborar com o desenvolvimento cultural da cidade, através das palestras que realiza ao longo do ano. Nos últimos meses, foi às ruas com seus acadêmicos promovendo palestras sobre diversos temas em escolas, bibliotecas e instituições sociais, disseminando o valor da literatura.

No ano passado, abraçou jovens escritores com idades entre 16 e 29 anos que hoje ocupam cinco das 15 cadeiras, em cujas mãos estarão os anos futuros desta Casa.

“Eu, com o privilégio de estar como presidente nesta data festiva, em nome dos acadêmicos e amigos da Academia Friburguense de Letras, desejo que nossa Casa tenha vida longa e que possa sempre estar na cidade como um coração que pulsa literatura, arte e cultura; que seja a Academia de Letras de todos os friburguenses, por eles guardada com afeto e orgulho. Que tenha paz e simplicidade em todas as atividades que realizar”, declarou Tereza Malcher.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: AFL | Literatura | Livros
Publicidade