Abrigo dos ônibus intermunicipais atrás do Clube de Xadrez já está pronto

Estrutura foi terminada, mas passageiros reclamam do tamanho dos pontos e da falta de bancos. Prefeitura define pontos de parada das vans intermunicipais
quarta-feira, 29 de julho de 2015
por Alerrandre Barros
O abrigo no ponto dos ônibus intermunicipais atrás do Xadrez foi concluído ontem, mas usuários queixam-se da necessidade de mais coberturas e bancos
O abrigo no ponto dos ônibus intermunicipais atrás do Xadrez foi concluído ontem, mas usuários queixam-se da necessidade de mais coberturas e bancos

Enquanto funcionários de uma empresa privada terminavam, na tarde desta quarta-feira, 29, a construção do abrigo no novo ponto dos ônibus intermunicipais atrás do Clube de Xadrez, passageiros esperavam os coletivos espalhados pelas duas calçadas onde fica o ponto na Praça do Suspiro, no centro de Nova Friburgo. Por causa do sol, que voltou a esquentar o inverno friburguense, um grupo preferiu evitar o calor ao lado da Igreja Batista. No local, os passageiros embarcam e desembarcam das linhas que vêm da rodoviária norte, em Duas Pedras. 

“O sol está forte. É melhor ficar do lado de cá, enquanto o ônibus não vem”, disse a faxineira Nely da Silva. Ela esperava um ônibus para Bom Jardim e contou que gostou da construção da cobertura para o ponto. “Eu só acho um pouco pequeno para esse monte de gente. Tomara que tenha banco para a gente sentar”, comentou.

A cobertura do outro ponto, na Alameda João Torres Xavier, no Paissandu, começou a ser construída na última quinta-feira, 23, quase duas semanas depois que os ônibus intermunicipais voltaram a parar na região central de Friburgo. Nesta quarta-feira, 29, passageiros que aguardavam o ônibus para Cachoeiras de Macacu também se protegiam do sol ao lado da Igreja Luterana. Apenas duas pessoas estavam em pé sob o abrigo. Os passageiros não têm onde sentar. “Naquele ponto lá tem banco”, disse uma mulher ao apontar para o ponto na Avenida Comte Bittencourt, onde os passageiros costumavam embarcar e desembarcar após a mudança no trânsito. No novo ponto, os passageiros também embarcam nas linhas que vão para Macaé e Rio das Ostras.

O terceiro abrigo deve ser construído ainda nesta semana na Rua Coronel Zamith, embaixo do Viaduto Geremias de Mattos Fontes, no Bairro Ypu. No local é realizado somente o desembarque de passageiros de algumas linhas que vêm do Terminal Rodoviário Sul, na Ponte da Saudade. Segundo a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), além dos ônibus, o local agora também é ponto de parada das vans intermunicipais. Uma placa que sinaliza o estacionamento exclusivo para esses veículos foi instalada na rua. As vans agora também têm um ponto exclusivo em frente ao Fórum, na Avenida Euterpe Friburguense, no bairro Vilage. 

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura para saber se bancos serão colocados nos novos pontos. Em nota, a Smomu informou “que a construção e infraestrutura dos pontos é de responsabilidade das empresas que realizam o serviço de transporte público intermunicipal”. A reportagem não conseguiu contato com as empresas até o fechamento do texto.

Foto da galeria
As vans também já tem pontos delimitados pela Prefeitura. A linha para Cachoeiras fará parada na Rua Coronel Zamith
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Onibus Intermunicipais | Onibus | abrigos | Pontos de Onibus | Praça do Suspiro
Publicidade