Abono salarial PIS/Pasep começa a ser pago nesta quinta-feira

Benefício será proporcional ao número de meses trabalhados no ano passado
quarta-feira, 27 de julho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
O abono salarial do PIS ficará disponível para saque nas agências da Caixa (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
O abono salarial do PIS ficará disponível para saque nas agências da Caixa (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

O abono salarial referente ao ano de 2015 começa a ser pago nesta quinta-feira, 28, em todo o país, pelo governo federal. Para receber o benefício de até um salário mínimo, o trabalhador deve estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Além disso, o beneficiário precisa ter trabalhado, com carteira assinada, por pelo menos 30 dias no ano passado e ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais.  

Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro receberão o abono salarial neste ano. Já os entre janeiro e junho só poderão sacar o benefício no primeiro trimestre de 2017. Veja a tabela de pagamento abaixo. O abono salarial do PIS, destinado aos funcionários de empresas privadas, e do Pasep, reservado aos servidores públicos, ficará disponível para saque nas agências da Caixa e do Banco do Brasil, respectivamente, até 30 de junho de 2017.

Neste ano, o pagamento do abono será proporcional ao número de meses trabalhados no ano de 2015. Assim, quem trabalhou um mês em 2015 receberá 1/12 do salário mínimo e não 100%, como determinava a regra vigente até o mês passado. Por exemplo, calculando no salário mínimo vigente (R$ 880), o trabalhador, neste caso, receberá R$ 73,33 por um período de 30 dias trabalhados.

Abono salarial de 2014

Nesta quinta-feira, 28, os trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial referente ao ano de 2014 terão nova oportunidade para resgatar o benefício. Os beneficiários terão até o dia 31 de agosto para efetuar o saque do valor, que, neste caso, será de um salário mínimo. A ampliação do prazo foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), do Ministério do Trabalho e Emprego, no início deste mês. A medida beneficiará cerca de 900 mil trabalhadores em todo o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: PIS/Pasep
Publicidade