Abertas inscrições para o Enem 2017

Cadastro deve ser feito até o próximo dia 19. Prazo para pagamento vai até o dia 24 de maio
segunda-feira, 08 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Abertas inscrições para o Enem 2017

Foram abertas nesta segunda-feira, 8, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O prazo para o cadastro vai até as 23h59 do próximo dia 19 e o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 82, deve ser realizado até o dia 24 de maio.  

Para se cadastrar, os estudantes precisam acessar o site do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e preencher os dados solicitados. O processo inclui seis etapas: “Dados pessoais”, “Recursos”, “Prova”, “Ensino Médio”, “Escola” e “Questionário socioeconômico”.

Estudantes que estão terminando o terceiro ano do Ensino Médio em escola pública, de família com renda per capita de até um salário mínimo e meio que tenham concluído o Ensino Médio em escola particular, mas com ajuda de bolsa integral, e os candidatos de baixa renda inscritos em programas sociais do governo têm direito à isenção do pagamento da taxa. Já aqueles que desejam atendimento especial no dia da prova, como deficientes físicos, por exemplo, devem fazer o pedido também na hora da inscrição e anexar um laudo médico.

Uma das novidades da prova é que ela será realizada em dois domingos, 5 e 12 de novembro. No primeiro dia serão aplicadas as provas de redação, Ciências Humanas e Linguagens, além da redação, e os candidatos terão até 5h30 para terminar a prova. No segundo domingo, os inscritos farão as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração no total para responder as 90 questões.

Vale destacar ainda que o exame é utilizado como seleção para ingresso em universidades públicas de todo o país e também para financiamentos em universidades privadas. Este ano, no entanto, ele deixa de ser utilizado como forma de obtenção do certificado de conclusão do ensino médio. Também não será mais feita a divulgação do ranking por escolas. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 19 de janeiro de 2018.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade