6º GBM promove capacitação em atendimento pré-hospitalar

​Voltado para bombeiros, curso atende mais de 80 profissionais
quinta-feira, 27 de abril de 2017
por Dayane Emrich
Curso é dividido em aulas teóricas e práticas, que abordam  atendimento às vítimas com mal súbito e convulsões e técnicas de salvamento de vítimas com trauma, por exemplo (Foto: Henrique Pinheiro)
Curso é dividido em aulas teóricas e práticas, que abordam atendimento às vítimas com mal súbito e convulsões e técnicas de salvamento de vítimas com trauma, por exemplo (Foto: Henrique Pinheiro)

Desde a última semana, mais de 80 bombeiros estão participando do curso em capacitação em emergências traumáticas, com foco em Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Promovida pelo Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-Hospitalar (Cepap) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a ação tem como objetivo promover o aperfeiçoamento dos militares que não são oriundos da área de Saúde. Os encontros são realizados na sede do 6º GBM, na Praça da Bandeira, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h.

De acordo com o sargento Risso do 6º GBM, a ação funciona como um curso de reciclagem. “O intuito é relembrar como deve ser feito o atendimento a vítima em relação à estabilização até a chegada da ambulância”, disse ele, acrescentando que o treinamento atende bombeiros das corporações de Carmo, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Cordeiro e Cantagalo.

Dividida em aulas teóricas e práticas, a capacitação é composta por dois módulos. No primeiro são abordados assuntos relacionados ao atendimento às vítimas com mal súbito, convulsões e desobstrução das vias aéreas e técnicas de abordagem aos pacientes com transtorno mental. No módulo II, os bombeiros debatem técnicas para salvamento de vítimas com trauma, manipulação das vias aéreas e hemorragias, assim como o atendimento às vítimas de desastres. O militar obrigatoriamente passa pelos dois módulos para que tenha aproveitamento na instrução.

Segundo o tenente-coronel Cesar Augusto dos Santos Júnior, comandante do Cepap,  a intenção é instrumentalizar o bombeiro combatente, para prestar uma assistência básica de qualidade no ambiente pré-hospitalar. “A atividade é uma oportunidade única de ampliar a discussão desses temas e promover uma reflexão sobre as práticas executadas. Além disso, abordamos a realidade do atendimento existente em cada região, aproximando os profissionais que prestam o atendimento direto ao paciente e motivando os militares na constante busca da qualidade assistencial”, afirma ele.

Além de Nova Friburgo e municípios vizinhos, o treinamento já beneficiou cidades da Baixada fluminense — Seropédica e Queimados; Costa Verde — Angra do Reis, Ilha Grande, Mambucaba, Frade e Mangaratiba; Baixadas Litorâneas — Arraial do Cabo, Cabiúnas, Saquarema, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia e Rio das Ostras; e Centro-Sul — Piraí, Vassouras, Mendes e Itatiaia. Em Itaocara, Natividade e Bom Jesus do Itabapoana, a ação acontece em maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Corpo de Bombeiros
Publicidade