35° Unidade Diocesana em Sumidouro

segunda-feira, 27 de agosto de 2012
por Jornal A Voz da Serra
35° Unidade Diocesana em Sumidouro
35° Unidade Diocesana em Sumidouro

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Paquequer, em Sumidouro, recebe neste sábado, 25, a XXXV Unidade Diocesana. O pároco, padre Jandir Correa, convida todos os católicos da Diocese de Nova Friburgo para comparecer ao evento, que é a maior prova de unidade da Igreja Particular de Nova Friburgo. O evento será aberto às 8h e encerrado com a missa solene presidida pelo bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvea Mattoso, e concelebrada por todos os padres. Programação:

8h: Chegada das caravanas. Café da manhã com animação;

9h: Saudação das paróquias com suas bandeiras;

10h10: Acolhida das paróquias pelo padre Jandir Corrêa. Saudação do bispo diocesano Dom Edney e palavra do prefeito de Sumidouro, Juarez Gonçalves Corguinha;

10h30: Show com a Banda PAX;

11h40: Almoço com animação;

13h20: Um grito vocacional. Palavra do padre Jorge Eduardo Coimbra do Almo, reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição;

14h: Coroação de Nossa Senhora;

14h40: Procissão com o Santíssimo Sacramento e Adoração, coordenada pelo grupo “Jovens Adoradores”;

14h40: Santa Missa, saída da Igreja Matriz em direção ao local de celebração, Praça Monsenhor Ivo Sante Donim.

Após a comunhão será realizada a cerimônia de entrega da bandeira da unidade ao padre que organizará a Unidade em 2013 e também será sorteada uma moto Honda Fan 125cc.

CRIANÇA - Espaço da Criança. No Ginásio Municipal haverá brincadeiras durante todo o evento. Um plantão médico com aferição de pressão, glicemia etc, além de um plantão odontológico e orientação de escovação correta, também estará disponível.

HISTÓRIA - O Dia da Unidade Diocesana foi criado em 1978, por Dom Clemente José Carlos Isnard com o objetivo de promover um dia inteiro de confraternização para marcar a unidade da Diocese. Naquele ano, apenas as paróquias de Nova Friburgo se reuniram no Colégio Estadual Jamil El-Jaick (Ceje). Nos três primeiros anos foi realizado a nível vicarial.

A partir de 1981 passou a ter âmbito diocesano e acontecia anualmente no último domingo de agosto, para coincidir com a data de implantação da Diocese de Nova Friburgo: 25 de agosto de 1960. Com a posse de D. Edney, há três anos, a Unidade Diocesana passou a ser realizada no último sábado do mês de agosto, porque o bispo entendeu que as famílias não podiam ficar sem a missa dominical.

A Diocese hoje tem 55 paróquias, mais de 700 mil habitantes, em 25 municípios. Por isso, a Unidade acontece em sistema de revezamento entre os vicariatos: Sede, Litoral e Norte. Não há competição para saber quem faz melhor. Padres e leigos se reúnem para celebrar a Unidade, que significa amor e solidariedade. Somos uma só família reunida rezando pela unidade dos cristãos.

Nesse dia, a paróquia organizadora recebe representações de todas as paróquias para cantar, louvar, agradecer a Deus, as graças recebidas, e nesse clima, todas as atividades são baseadas no amor que temos pelo Cristo. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jô. 15, 12).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade