197 anos de muita beleza e história

Nesta data tão importante, devemos apreciar o que nossa cidade tem de melhor e lembrar que somos todos responsáveis pela preservação do patrimônio ambiental e histórico
sábado, 16 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Praça do Suspiro - Capela de Santo Antônio (Cortesia de Regina lo Bianco)
Praça do Suspiro - Capela de Santo Antônio (Cortesia de Regina lo Bianco)

Nova Friburgo é conhecida pelo inverno rigoroso e as temperaturas amenas em boa parte do ano, pela grande receptividade de seu povo, pela culinária diversificada, hotéis e pousadas, arquitetura e, é claro, pelas suas belezas naturais.

Os jardins do Nova Friburgo Country Clube, a Pedra do Cão Sentado, nas Furnas, e os Três Picos, em Salinas, são alguns dos pontos turísticos mais conhecidos. Outras localidades, como as muitas cachoeiras, o Jardim do Nêgo (Campo do Coelho), o Parque Municipal Juarez Frotté (Cascatinha) e a própria Praça Getúlio Vargas (Centro) são também alguns dos locais mais apreciados por friburguenses e visitantes.

E se é para falar em beleza, natureza e turismo, impossível não citar os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. A tranquilidade das vilas de colonização suíça, as corredeiras do Rio Macaé, o Encontro dos Rios, a Pedra Riscada e a extensa região de Mata Atlântica preservada, além das piscinas naturais, são os maiores atrativos destes dois lugarejos. Para os apaixonados por esporte, o 5° e o 7° distritos tornam-se ainda mais interessantes, já que suas características possibilitam a prática de caminhadas, canoagem, mountain bike, escalada, entre outros.

Única cidade brasileira criada por decreto real — de Dom João VI, em 1818 — Nova Friburgo possui também uma arquitetura histórica preservada. Os colégios Anchieta e Nossa Senhora das Dores são alguns exemplos de casarões que remetem ao século XIX. A sede atual da prefeitura, tradicionalmente conhecida como o antigo palácio do Barão de Nova Friburgo, o Chalé do Barão, no Nova Friburgo Country Clube, e o prédio do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), também estão entre os principais construções antigas do município.

Desta forma, como não poderia deixar de homenagear a cidade em seu 197° aniversário, A VOZ DA SERRA selecionou uma série de fotos que evidenciam as diversas belezas do município.

Nesta data tão importante devemos apreciar o que nossa cidade tem de melhor e lembrar que, junto ao poder público, somos todos responsáveis pela preservação do patrimônio ambiental e histórico. Parabéns a Nova Friburgo e a todos os friburguenses que fazem desta uma cidade melhor para se viver. 

  • Antiga estação de Riograndina (Cortesia de Regina lo Bianco)

    Antiga estação de Riograndina (Cortesia de Regina lo Bianco)

  • Circuito Mury (Cortesia de Regina lo Bianco)

    Circuito Mury (Cortesia de Regina lo Bianco)

  • Torre do Ienf (Cortesia de Regina lo Bianco)

    Torre do Ienf (Cortesia de Regina lo Bianco)

  • Salinas (Cortesia de Regina lo Bianco)

    Salinas (Cortesia de Regina lo Bianco)

  • Encontro dos Rios - Lumiar (Cortesia de Regina lo Bianco)

    Encontro dos Rios - Lumiar (Cortesia de Regina lo Bianco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: aniversário | Homenagem | comemoração | história | memória | Nova Friburgo | Turismo | Meio Ambiente | natureza
Publicidade