A 100 dias das eleições, cenário ainda é cheio de incertezas

Redução do tempo de campanha eleitoral prolongou o período de negociação para coligações e manifestação de apoio
sexta-feira, 24 de junho de 2016
por Márcio Madeira
A 100 dias das eleições, cenário ainda é cheio de incertezas

Para muitas pessoas pode não parecer, mas estamos a apenas 100 dias das eleições de 2 de outubro. Graças ao calendário aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 10 de novembro de 2015, o período de campanha foi reduzido pela metade, de 90 para 45 dias. De forma inevitável, portanto, a alteração acabou por dar muito mais tempo para que pré-candidatos possam debater eventuais coligações e composições de chapa e, em caso de tentativa de reeleição, também ajudaram a tornar mais produtivo o último ano de quem governa.

Assim, naturalmente, o marco dos 100 dias chega em meio a um cenário que abriga muito mais dúvidas do que em pleitos anteriores. Mas, ainda assim, já é possível apontar as principais tendências que vêm sendo trabalhadas na corrida para ocupar a cadeira número um do Palácio Barão de Nova Friburgo. As informações contidas nesta reportagem não são oficiais, e podem ser alteradas ao longo do processo eleitoral. Na atualidade, todavia, elas representam o retrato mais fiel que se pode traçar a respeito da próxima eleição majoritária municipal em Nova Friburgo.

 

Rogério Cabral
O atual prefeito tem a pré-candidatura a reeleição dada como certa nos bastidores da política, a ponto de já manter diálogos com várias siglas para eventuais coligações. Entre os partidos que devem apoiá-lo estão o DEM, além de PSD, PPS, PSC e PRTB. O prefeito ainda mantém conversas com outros partidos, e a eventual desistência de outros candidatos também pode vir a engordar essa lista. O candidato a vice terá perfil empresarial, político ou religioso.

 

 

 

Glauber Braga
A candidatura do deputado federal também é dada como certa, e o próprio Glauber confirma esta tendência — a ponto, inclusive, de 125 reuniões já terem sido realizadas para coletar demandas e sugestões que darão respaldo ao programa de governo. A coligação também está praticamente definida, e deve unir, além do Psol, o PPL e o PCB. O pré-candidato deve sair da lista que inclui Cláudio Damião (Psol), Ricardo Lengruber (PPL) e Professor Sidney (PCB).

 

 

 

Grace Arruda
A atual vice-prefeita conta com apoio formal do diretório estadual do PMDB, e sua pré-candidatura é dada como certa. Tanto assim que já vêm sendo realizadas diversas reuniões de consulta à sociedade civil a fim de coletar as informações que servirão de base para a elaboração de seu plano de governo, com a consultoria da Fundação Ulysses Guimarães. Grace mantém conversas com diversos partidos e guarda segredo sobre possíveis pré-candidatos a vice-prefeito.

 

 

 

Renato Abi-Ramia
O mais experiente dos vereadores da atual legislatura também tem a pré-candidatura confirmada, uma vez que é presidente regional do PR e conta com apoio formal do diretório estadual. Renato conta também com o apoio do Pros, que juntos somam 46 deputados na Câmara Federal. O objetivo do pré-candidato é ampliar essa base, através de coligações, até algo próximo a 80 deputados. O plano de governo já está praticamente pronto, e o nome mais provável para compor a chapa é o do empresário Hélio Henrique.

 

 

 

Renato Bravo
O ex-vereador e ex-gerente do Sesc Friburgo é outro que tem a pré-candidatura dada como certa pelo PP, e conta com o apoio do PDT, PSDC, PMB, Rede, PV e possivelmente o PPS. Homem de confiança do governador em exercício, Francisco Dornelles, Renato deve ter como pré-candidato a vice o tabelião Marcelo Braune.

 

 

 

 

Felipe de Luca
O policial federal confirma a intenção de concorrer à Prefeitura, e vem mantendo conversas com diversos partidos. Entre eles o PTB, que deve indicar o pré-candidato a vice, o PRB e o PT do B. Felipe também conversa com o PEN e se diz aberto a outras coligações. O pré-candidato também mantém conversas com Renato Abi-Ramia, e não se descarta a possibilidade, neste momento, de que venham a unir forças em torno de uma mesma candidatura.

 

 

 

Marcelo Verly
Há 11 anos militando pelo PSDB, Marcelo Verly é a principal referência da sigla em Nova Friburgo e tem carta branca do partido para ser candidato a prefeito no pleito de outubro. O vereador confirma que tem o “sonho” de administrar a cidade, mas a oficialização de sua pré-candidatura depende, neste momento, do tipo de estrutura que lhe será disponibilizada para tomar parte na corrida eleitoral. A possibilidade de concorrer a novo mandato na Câmara Municipal não está descartada, e também existe a chance — ainda que remota — de se candidatar a vice-prefeito.

 

 

 

Luis Fernando Azevedo
Citado diversas vezes entre os prefeitáveis, Dr. Luis Fernando conta com o apoio de seu grupo político para concorrer à Prefeitura, e também mantém conversas com Marcelo Verly para a composição de uma chapa conjunta. O vereador, no entanto, assume que seu nome tem sido cogitado por vários grupos políticos, mas que essa iniciativa raramente tem partido dele próprio. A maior possibilidade, neste momento, é de que o médico concorra à reeleição para mais um mandato na Câmara.

 

 

 

Hugo moreno
O PSTU de Nova Friburgo lançou a pré-candidatura do bancário Hugo Moreno a prefeito, tendo como possível vice Vania Maria Monteiro. Como pré-candidatos do PSTU, Hugo, que é formado em História pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, e Vania buscam representar uma alternativa de esquerda socialista nas eleições municipais de 2016.

 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: eleições | Eleições 2016 | Rogerio Cabral | Grace Arruda | Marcelo Verly | Glauber Braga | Renato Bravo | Renato Abi Ramia | Felipe de Luca | Luis Fernando Azevedo | Hugo Moreno
Publicidade