AFL homenageia com título de Mecenas o presidente da Academia Ferroviária de Letras

Além de presidente da Academia Ferroviária de Letras, Sávio Neves é um ferroviário da ativa que atua há muitos anos como presidente da Estrada de Ferro do Corcovado, a mais antiga ferrovia turística do Brasil, em atividade desde a sua inauguração pelo Imp
segunda-feira, 30 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Sávio (2ºà esquerda), reverenciado por Robério, Ordilei e Tereza (Divulgação)
Sávio (2ºà esquerda), reverenciado por Robério, Ordilei e Tereza (Divulgação)

Um grande número de pessoas lotou o auditório da Academia Friburguense de Letras, na última sexta-feira, 27. Junto com o presidente da Academia, Robério José Canto, estavam presentes os acadêmicos Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça, Tereza Cristina Malcher Campitelli, Aécio Alves da Costa, Paulo Jordão Bastos, Hartmut Ernst Riedmaier, Wanda Barroso, Leyla Lopes, Dirce Tavares Montechiari e Ordilei Alves da Costa, para homenagearem o engenheiro Sávio Neves, que recebeu o título de Mecenas, graças a seu apoio de longa data às causas literárias e culturais da Casa de Salusse. 

Além de presidente da Academia Ferroviária de Letras, Sávio Neves é um ferroviário da ativa que atua há muitos anos como presidente da Estrada de Ferro do Corcovado, a mais antiga ferrovia turística do Brasil, em atividade desde a sua inauguração pelo Imperador Dom Pedro II, no ano de 1884. O homenageado foi saudado pelo diretor cultural da Academia, Ordilei Alves da Costa, que detalhou historicamente a origem do nome Mecenas e enfatizou o mecenato do agraciado que, além de instituições como a Academia Friburguense de Letras, apoia a cultura em diversos locais, como por exemplo, na Guia de Pacobaíba, em Magé, que possui uma réplica da primeira locomotiva que trafegou no Brasil, a Baronesa, junto à estação da Estrada de Ferro Barão de Mauá. Marcaram presença também a capitã Janaína Leite dos Santos representando o diretor do Sanatório Naval de Nova Friburgo, Walmir de Almeida Augusto, o comandante Francisco Gondar, representando o Centro de Capitães da Marinha Mercante do Rio de Janeiro, a professora Simone Sanches, representando a secretária de Educação Tânia Trilha, o vereador Gustavo Barroso, Girlan Guilland, representando a sesquicentenária Banda de Música Euterpe Friburguense, e os jornalistas Luiz Antônio Dias, Marcus Medeiros e Marly Pinel. Da Academia Ferroviária de Letras do Rio de Janeiro estiveram presentes a secretária Sandra Lopes, Lydia Simonato e Luiz Octávio Oliveira, junto com a fotógrafa oficial da Academia Ferroviária e Aenfer, Marlene Fonseca Lima. Visivelmente emocionado, Sávio Neves agradeceu a homenagem e disse que dividia o prêmio com os confrades e confreiras.

Mecenas

O termo Mecenas vem de um cidadão romano da época imperial, no século I aC., Caio Cílnio Mecenas, político, estadista e patrono das letras, além de conselheiro hábil e de confiança de Caio Júlio César Octaviano Augustus, o primeiro Imperador Romano, Augusto. Mecenas, depois de se aposentar, dedicou esforços para o seu círculo literário famoso, pois dele fizeram parte Horácio, Propértius e Virgílio, dentre muitos que foram patrocinados com bens materiais, proteção política e principalmente amizade. Graças a sua contribuição, o século que antecedeu o nascimento de Cristo se destaca na história da Roma antiga e o nome Mecenas passou a designar os grandes protetores das ciências, das artes e das letras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: AFL | Premiação
Publicidade