Rio Rural se aproxima da meta estabelecida para as Olimpíadas

O trabalho é uma ação da campanha Água Limpa para o Rio Olímpico, realizada nas microbacias hidrográficas do Estado do Rio, e complementa outros projetos de conservação ambiental,
quarta-feira, 01 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Faltando menos de 500 dias para o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, uma marca já está próxima de ser conquistada. O programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, alcançou o número de 1.785 nascentes protegidas, da meta de 2.016, até as Olimpíadas.

Reconhecendo a relação direta da água com a sustentabilidade da agricultura, o Rio Rural realiza uma campanha permanente de conscientização e mobilização da população rural. Só nos últimos 12 meses, foram executados 615 novos projetos para preservar nascentes, todos em propriedades rurais, com incentivos financeiros não reembolsáveis e apoio dos técnicos executores do programa. Até o momento, já foram investidos cerca de R$ 2,521 milhões na proteção de nascentes.

O trabalho é uma ação da campanha Água Limpa para o Rio Olímpico, realizada nas microbacias hidrográficas do Estado do Rio, e complementa outros projetos de conservação ambiental, como áreas de recarga hídrica, que permitem a infiltração e retenção da água por mais tempo no solo, e recuperação de matas ciliares, à beira dos rios.

"O número expressivo de nascentes protegidas reflete a conscientização e percepção de que é necessário mudar de atitude para enfrentar fenômenos como a estiagem, que está afetando o Sudeste brasileiro”, disse o secretário de Agricultura, Christino Áureo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: rural | agricultura
Publicidade