Programa de incentivo ao artesanato é ampliado pelo Estado

Sedrap assume hoje projeto voltado para a produção, com geração de emprego e renda para artesãos fluminenses
terça-feira, 31 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) assume oficialmente hoje, 31, o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. A medida visa ampliar as ações de fomento à produção de artesãos, com frentes que promovam a divulgação do artesanato fluminense, permitindo o crescimento da comercialização com geração de emprego e renda.

Iniciado há 30 anos, o projeto teve diversos endereços, e desde 2007 estava na estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), com sede na Casa do Artesão, em Botafogo, Rio. Publicada no Diário Oficial do último dia 16, a transferência de pastas acontece em evento às 17h de hoje, 31, na própria casa de quatro andares que foi reformada e passa a se chamar Espaço Artesanato em Movimento, em continuidade ao projeto de mesmo nome lançado em setembro de 2013 pela Sedrap.

Mas a novidade não se restringe ao nome. A Sedrap já trabalha para dar ao programa uma versão itinerante, com o reforço de um caminhão para levar oficinas, interação, troca de conhecimento e até feiras a todos os 92 municípios fluminenses.

 

"Entre os projetos que encontramos, logo identificamos no Artesanato em Movimento um diferenciado potencial para mais desenvolvimento regional no estado. Nas interações para fazer o projeto crescer, soubemos da existência da Casa do Artesão e do programa coordenado pela Sedeis, agora repassado à nossa secretaria. Vamos intensificar a qualificação desses profissionais, dando condições para que seu trabalho se torne fonte de renda, a começar pela expansão de artesãos cadastrados”, adianta Nea Mariozz, chefe de gabinete da Sedrap.

O PROJETO - Em apenas um ano e meio, o Artesanato em Movimento já passou por quase 20 municípios, incluindo Nova Friburgo, e cadastrou mais de 500 artesãos, entre independentes e de entidades. Por intermédio do projeto, dezenas de artesãos participaram de eventos do setor, como exposições na própria Casa do Artesão, na mostra Copa do Mundo; feiras tradicionais como a da Rua do Lavradio, na Lapa; e o Salão Estadual de Turismo, em Niterói. 

A última presença do Artesanato em Movimento foi na 9ª Rio Artes Manuais, que movimentou o Centro de Convenções SulAmérica, no Rio, no período de 18 a 22 passado, com um público de mais de 25 mil pessoas. 

No estande da Sedrap, cerca de 20 artesãos se revezaram mostrando bolsas e caixas de tecido e papel, bijuterias e porta-retratos, entre outras peças que esbanjam criatividade, revelando a diversidade dos artesãos fluminenses.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: artesanato | Governo do Estado
Publicidade