Projeto Amigo da Água será lançado amanhã

Concurso é destinado a alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas municipais
terça-feira, 03 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Numa promoção da concessionária Águas de Nova Friburgo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, será lançado amanhã, 5, pelo sexto ano consecutivo, o concurso cultural "Amigo da Água”. A iniciativa comemora o Dia Mundial da Água, festejado no próximo dia 22. Os alunos vencedores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental receberão tablets como prêmios, enquanto as escolas vencedoras serão premiadas com computadores. Além disso, o professor que criar o melhor plano de aula será contemplado com um notebook. Para marcar o lançamento do projeto, a concessionária oferece a oficina de capacitação para os professores com o escritor Álvaro Ottoni, amanhã, 6, às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Avenida Alberto Braune 224, Centro Administrativo Prefeito César Guinle, Centro). A festa de encerramento do projeto Amigo da Água está prevista para o próximo dia 27, a partir das 10h, também no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Na oficina de capacitação, Álvaro Ottoni apresentará o tema do concurso cultural de 2015, "Água e o desenvolvimento sustentável – protejam nossos mananciais”, além de ensinar como abordar com criatividade o assunto em sala de aula. O tema escolhido pela concessionária se baseia nas reflexões da Organização das Nações Unidas (ONU) de que, apesar de o planeta Terra ser constituída em sua maior parte de água, somente pouco mais de 2% estão disponíveis para consumo humano. Pode parecer pouco, mas seria o suficiente para abastecer todo o planeta, se não fosse a poluição, desvalorização e urbanização sem conscientização que tornam a água potável quase inexistente em várias partes do mundo.

O projeto trabalha a conscientização ambiental junto aos estudantes, que são os futuros gestores da água. Os trabalhos dos alunos deverão ser entregues até o próximo dia 23, na Secretaria Municipal de Educação, para que sejam escolhidos os vencedores. Serão avaliados critérios como criatividade e adequação ao tema. Esse concurso envolve mais de dez mil alunos da rede municipal de ensino e é direcionado às turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A Secretaria de Educação fará a distribuição do material de divulgação nas escolas estimulando a realização das atividades em sala de aula. A Águas de Nova Friburgo tem como objetivo criar entre os estudantes um momento de conscientização e elaboração de medidas para combater a poluição dos rios, nascentes e represas. 

Confira o cronograma do evento: amanhã, 6 – oficina de capacitação com o escritor Álvaro Ottoni no auditório da Secretaria de Educação, a partir das 9h; até o dia 23 – entrega dos trabalhos na Secretaria e dia 27 – premiação dos alunos, a partir das 10h, com contação de histórias a cargo de Álvaro Ottoni.

Mais detalhes no site www.diadoamigodaagua.com.br.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: água
Publicidade