De olho na série D e sonhando com semifinal, Frizão estreia no campeonato carioca 2015

domingo, 01 de fevereiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Vinicius Gastin

Sonhos e metas que traduzem o desejo de conquistar algo mais em 2015. Depois de bater na trave no ano passado, tanto para conquistar o título da Taça Rio quanto para alcançar uma vaga na série D do Brasileirão, o Friburguense tem os objetivos bem definidos para o estadual deste ano. E alcançá-los pode significar uma etapa importante no projeto do clube a médio e longo prazo, especialmente com relação ao lugar na quarta divisão nacional. Ser o melhor entre os times de menor investimento pode significar uma vaga nas semifinais do campeonato carioca, algo que o Frizão não consegue desde 2004.

Apesar de pensar longe, o técnico Gerson Andreotti prefere manter os pés no chão e dar um passo de cada vez nesta caminhada. O primeiro desafio é contra uma grande equipe do futebol brasileiro, o Fluminense. Anteriormente marcada para o Maracanã, a partida vai acontecer neste domingo, 1º, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 19h30. O adversário, adaptado a uma nova realidade depois da saída do principal patrocinador, perdeu nomes como Conca, Rafael Sóbis, Bruno e Carlinhos. No entanto, manteve peças importantes como o goleiro Diego Cavallieri, o volante Jean, o meia Wagner e os atacantes Walter e Fred.

"Eu vejo como um jogo muito importante, ainda mais por ser fora de casa. Para nós, começarmos fora e contra um grande tira um pouco o peso da estreia. Vamos ter um parâmetro de como estão os grandes. Mas, no fundo, será apenas uma partida que vale três pontos. E nós teremos a responsabilidade de pontuar. Nós não podemos fugir da realidade dos pequenos. Nós temos que, primeiro, ter a mentalidade de fugir da zona de rebaixamento, temos que ficar longe disso desde o começo. Depois que fizermos uma boa somatória de pontos, temos que subir um degrau por vez. Aí poderemos pensar em vaga na Série D, melhor colocação, buscar novos objetivos”, ressalta o treinador.


A preparação: da Copa Rio à Miracema

O fato de não ter conquistado o título da Taça Rio, tampouco conquistado vaga em competições nacionais mudou o planejamento do Friburguense para o segundo semestre de 2014. Era o início de uma reformulação no elenco. O clube não teve condições de segurar jogadores importantes como Lucas, Marcelo, Romulo e Luis Felippe, e desta forma trabalhou para remontar o grupo. A preparação para a Copa Rio começou mais cedo, exatamente com o objetivo de garimpar jovens talentos da base e da região.

Aos poucos, o time foi ganhando forma. A espinha dorsal formada por Sergio Gomes, Cadão, Flavinho, Bidu, Jorge Luiz e Ziquinha se manteve. Jovens jogadores como Pierre, Bruno, Damião, Felipe, Léo, Rômulo Azevedo e Jeferson ganharam espaço e receberam a companhia de reforços pontuais. Marcos e Tufy retornaram, enquanto Caíque e Hudson foram apresentados como as principais novidades. A equipe encontrou uma nova forma de jogar, e chegou às semifinais da Copa Rio.

Com a base montada, o clube buscou algumas peças para o estadual. Os atacantes Thales e Thiago, o meia Badinho. O lateral esquerdo Lucas Toledo e o zagueiro Lucas Tavares foram contratados e participaram de toda a pré-temporada em Miracema. Durante os 15 dias no Noroeste fluminense, foram disputados quatro amistosos — e mais o duelo contra o Boavista, já em Nova Friburgo. Neste meio tempo, surgem novas apostas, a exemplo do meia Luquinhas, de apenas 17 anos. O destaque do time juvenil em 2014 mostrou personalidade durante os treinos e amistosos e deve ser lançado por Andreotti durante a competição.


Time deve estrear completo

Desta maneira, o Friburguense compôs o elenco para mais uma vez disputar a principal divisão do futebol estadual. O time titular possui algumas novidades em relação a 2014, e em algumas posições a disputa deve prosseguir durante a competição. No gol, o experiente Marcos tem a sombra do jovem Luiz Felipe; na defesa, Pierre e Lucas Tavares disputam posição para fazer companhia ao capitão Cadão. Damião assume a posição de Lucas, enquanto Rômulo será o terceiro homem de meio-campo — lugar ocupado por Marcelo no ano passado. No ataque, Ziquinha terá Caíque como novo companheiro. No banco, Thales, Hudson e Lohan surgem como opções. 

Para encarar o Fluminense, o técnico Gerson Andreotti deve repetir a formação que jogou o último amistoso com o Boavista, apenas com o retorno de Cadão. É provável que o Frizão entre em campo com Marcos, Sergio Gomes, Cadão, Pierre e Flavinho; Bidu, Damião, Rômulo e Jorge Luiz; Ziquinha e Caíque.


Elenco mais encorpado e time marcador

Mesmo sem a qualidade de Lucas e Marcelo, Andreotti possui mais opções para montar time

 

O Friburguense de 2014 tinha Lucas e Marcelo como pilares no meio-campo. Com ambos, havia qualidade na saída de bola e na troca de passes. Desta forma, a marcação adiantada e a recuperação ainda no campo ofensivo eram trunfos para surpreender o adversário. As jogadas pela direita envolviam Sergio Gomes, Marcelo e Ziquinha. No entanto, o time se notabilizou pelas diversas chances criadas e desperdiçadas quase na mesma proporção. No banco, nem sempre os suplentes conseguiam manter o nível dos titulares.

 

O time de 2014 perde a qualidade de Lucas e Marcelo, mas ganha em poder de marcação. Com Damião e Rômulo, o

Friburguense terá um meio-campo de mais pegada. Rômulo aparece para jogar, mas com essa formação Jorge Luiz terá maior responsabilidade na criação de jogadas. Ziquinha segue como opção importante pela direita, e a expectativa é de que Caíque tenha melhor

aproveitamento como o novo dono da camisa nove. O trunfo, no entanto, está no banco: Andreotti terá mais opções para mexer na equipe e suprir ausências. Lucas Tavares, Felipe, Léo, Badinho, o jovem Luquinhas, Jeferson, Tufy, Zé Victor, 

Hudson e Thales são algumas das opções que o treinador terá à disposição

 

O elenco tricolor:

Goleiros: Marcos, Afonso, Luiz Felipe e Leon

Laterais: Sergio Gomes, Léo, Flavinho, Felipe e Lucas Toledo

Zagueiros: Cadão, Pierre, Lucas Tavares e Clayton

Volantes: Bidu, Damião, Zé Victor, Rômulo e João

Meias: Tufy, Badinho, Luquinhas, Jefferson e Jorge Luiz

Atacantes: Ziquinha, Caique, Hudson, Thales, Lohan, Vitinho e Thiago


A 1ª rodada:

31/jan – sáb – 17h 

Botafogo x Boavista, São Januário

31/jan – sáb – 17h 

Resende x Bonsucesso, Giulite Coutinho

31/jan – sáb – 17h 

Bangu x Madureira, Los Lários

31/jan – sáb – 17h 

Barra Mansa x Volta Redonda, Cidadania

31/jan – sáb – 19h30 

Macaé x Flamengo, Moacyrzão

1º/fev – dom – 17h 

Cabofriense x Vasco, Moacyrzão

1º/fev – dom – 17h 

Tigres do Brasil x Nova Iguaçu, Los Lários

1º/fev – dom – 19h30 

Fluminense x Friburguense, Cidadania



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense | Campeonato Carioca
Publicidade