EDITORIAL - Olho no futuro

domingo, 21 de dezembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
EDITORIAL - Olho no futuro
EDITORIAL - Olho no futuro

EMBORA estejamos em pleno período de férias escolares, festejos natalinos e outras amenidades, é grande a movimentação de alunos em busca de matrícula, vestibular, compra de material escolar e outras atividades educacionais. Nova Friburgo tem uma considerável rede de ensino, inclusive técnico e superior, e por conta desse segmento, existe um natural interesse por parte dos estudantes. 

EXEMPLO DISSO é a presença em Nova Friburgo da unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica, o conhecido Cefet, que dá a dimensão do que significa o município no contexto industrial da região e a sua importância como polo de desenvolvimento educacional. Sinônimo de qualidade no ensino profissionalizante, o Cefet abre novas portas para o mercado de trabalho e insere o município no seleto grupo de cidades do interior a possuir tal complexo escolar.

O CRESCIMENTO industrial do município vem mostrando, ao longo dos anos, que a formação profissional tem um peso fundamental para o progresso econômico e que as inovações tecnológicas exigem um quadro de pessoal cada vez mais especializado e capacitado. Diversos setores industriais do município desfrutam dessa qualidade educacional aqui mesmo e utilizam uma mão de obra cada vez mais procurada pelo mercado.

COM A INSTALAÇÃO do complexo petroquímico em Itaboraí, a construção de uma refinaria e inúmeras indústrias de segunda e terceira gerações na região, a mão de obra é fator determinante e infelizmente o país não a dispõe com abundância como desejava. Para tanto, o ensino profissionalizante de qualidade torna-se requisito indispensável. E a proximidade de Nova Friburgo com o futuro polo facilitará essa formação.

SÃO MUITAS AS potencialidades econômicas do município e da região, sendo a produção industrial (metal-mecânica ou têxtil) o seu carro-chefe, empregando milhares de trabalhadores. Desenvolver a qualidade profissional, então, é atualizar-se num mercado cada vez mais competitivo e globalizado, oferecendo condições de enfrentar a severa concorrência com criatividade e inovação, que só podem ser obtidas através da educação.

NOVA FRIBURGO prepara a sua juventude para os novos tempos, sinalizados, por exemplo, pelo Pré-sal, do qual a formação profissional será parte integrante e fundamental, permitindo a continuidade das futuras gerações com educação de qualidade. É preciso, portanto, avançar mais ainda, oferecendo permanentemente as novas ferramentas para esse crescimento.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade