Presidente da Liesbenf demonstra insatisfação com atual situação das agremiações

Mais blocos de embalo nas ruas pode ser o diferencial para o carnaval de 2015
domingo, 23 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

A situação de instabilidade que se desenha para o carnaval 2015 é motivo de preocupação para o presidente da Liga das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf), Luiz Carlos Teixeira. Segundo ele, somente a Unidos da Saudade mantém o firme propósito de desfilar entre as escolas de samba, e entre os blocos de enredo ficará faltando o Bola Branca. Em consequência, 20 dias depois da última entrevista concedida a este jornal, o presidente da Liesbenf vislumbra o que ele próprio parecia antever: um único desfile com apenas uma escola de samba e três blocos de enredo. Sem concurso.

Isto porque, de acordo com Luiz Carlos, não se justifica manter o desfile de sábado com os blocos de enredo Globo de Ouro, Raio de Luar e Unidos do Imperador, e outro no domingo somente com a escola de samba Unidos da Saudade. O presidente da Liesbenf diz que vai estudar agora o melhor dia para esse desfile único e a possibilidade de incentivar mais blocos de embalo para desfilar nos demais dias. Há até possibilidade de aumento da subvenção desses blocos.

Luiz Carlos comenta que as razões para o atual quadro são diversas. A escola de samba Imperatriz de Olaria, por exemplo, alega problemas financeiros, dívidas do carnaval passado e pouca gente da diretoria para trabalhar. Na Vilage o problema é o mandato findado da diretoria sem que haja quem se candidate a dar continuidade ao trabalho. Já a Alunos do Samba teve atendidos seus pleitos de que não houvesse concurso e a liberação da quadra para eventos pela Prefeitura. E a subvenção da Prefeitura será liberada, de uma só vez, na primeira quinzena de janeiro de 2015, e o estudo de liberação de metade da subvenção de 2016 em meados de 2015. 

De acordo com Luiz Carlos, todo o possível está sendo feito pela diretoria da Liesbenf e Prefeitura, mas ainda assim encontra resistência nas agremiações. Teixeira, porém, não crê num esvaziamento do carnaval friburguense em 2015, pois Liesbenf e Secretaria de Turismo traçam um novo projeto, afirma ele, com mais blocos de embalo e novos eventos. Na primeira quinzena de dezembro próximo, mais uma reunião está marcada, principalmente para definir o regimento dos blocos de embalo, dias e horários de desfiles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Liesbenf | carnaval
Publicidade