Domingo é Dia Mundial de Luta Contra a Epidermólise Bolhosa

domingo, 19 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Epidermólise bolhosa, ou simplesmente "EB”, é uma doença genética que se caracteriza por uma sensibilidade muito acentuada na pele e mucosas. Pouco conhecida pela população, a EB causa bolhas na pele. O aspecto do local afetado é motivo de muita discriminação aos portadores da doença, que ao contrário do que muita gente pode ser levada a crer, não é contagiosa. E justamente para alertar e esclarecer sobre a doença que foi criado o Dia Mundial de Luta Contra a Epidermólise Bolhosa – 19 de outubro.

A EB é uma doença congênita do tecido conjuntivo que deixa a pessoa com a pele extremamente frágil, podendo esta se desfazer com um simples toque. Por esse motivo, passou a ser conhecida também por "doença da borboleta”, numa comparação com a asa sensível do inseto. Uma leve fricção ou até mesmo mudança climáticas podem causar bolhas ou erosões na pele do portador, principalmente em áreas de maior atrito, como mãos e pés. As pessoas com a EB podem nascer com bolhas em algumas áreas ou vir a tê-las após o nascimento. Podem nascer também totalmente sem pele em algumas regiões do corpo. Na infância é preciso um cuidado redobrado para que não haja infecções na pele lesionada causadas por bactéria. As lesões mais profundas podem gerar cicatrizes parecidas com as de queimaduras. 

A epidermólise bolhosa ainda não tem cura, mas a engenharia genética e as ciências da saúde vêm dando esperanças de que isso aconteça dentro de alguns anos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade