Em comemoração ao Dia da Árvore, vale destacar espécies que colorem a cidade

domingo, 21 de setembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Em comemoração ao Dia da Árvore, vale destacar espécies que colorem a cidade
Em comemoração ao Dia da Árvore, vale destacar espécies que colorem a cidade

Flávia Namen

Comemorado neste domingo, 21, o Dia da Árvore motiva uma reflexão sobre a importância das ações de preservação ambiental para o equilíbrio do planeta. A data também evidencia o papel que as mais variadas espécies têm no aspecto paisagístico de um município. Em Nova Friburgo, um exemplo disso são os centenários eucaliptos que emolduram a Praça Getúlio Vargas e as árvores em flor que colorem pontos diversos da cidade. Em um trecho da Avenida Galdino do Valle e na Praça do Suspiro, destaque para os majestosos ipês amarelos que estão chamando a atenção de quem passa.

Por seu significado para o meio ambiente, o Dia da Árvore costuma ser celebrado em vários municípios do Brasil por instituições públicas e particulares. A escolha da data não foi por acaso e deve-se à chegada da primavera, quando as muitas espécies de árvores estão mais bonitas, floridas e frondosas. 

Apesar de sua importância ecológica, milhões de árvores foram derrubadas no último século em todo o mundo. E no Brasil, por exemplo, o desmatamento na região amazônica vem causando um grande desequilíbrio que interfere diretamente no volume das chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, de maneira nunca antes vista. Em São Paulo, por exemplo, foi registrada uma das piores secas da história, o que resultou na baixa dos reservatórios de água que abastecem a maior metrópole do país.

Por outro lado, é cada vez maior a conscientização sobre o valor da preservação da natureza para manutenção do equilíbrio do planeta. Muitas são as entidades e pessoas que vêm se engajando para mostrar que as árvores são vitais para a população não só em beleza como em qualidade de vida. Em termos paisagísticos, uma cidade arborizada funciona como um corredor ecológico natural bastante agradável para a comunidade, oferecendo sombra e um belo visual com suas folhas e flores. Sob o aspecto ambiental, as árvores amenizam a temperatura, melhoram a qualidade do ar, evitam erosões, abafam ruídos, contribuem para proteção dos solos, rios e nascentes, além de fornecerem abrigo e alimento para os pássaros, contribuindo para a preservação da vida silvestre.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade