Orkut: o fim está próximo

sábado, 30 de agosto de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Pois é, os dias do saudoso Orkut estão contados. A primeira rede social dos brasileiros, que passou por maus momentos depois de ser praticamente abandonada por milhões de usuários — que migraram para outras redes, principalmente para o Facebook —, está em uma verdadeira fase de "recordar é viver” depois que o Google anunciou o seu fim, em junho. Em uma imensa onda de nostalgia, grande parte daqueles que ainda mantinham uma conta na rede social voltaram a acessá-la para rever as famosas comunidades e depoimentos, e ainda salvar fotos antigas que restaram nos álbuns. 

Para explicar o motivo desta decisão, o próprio diretor de engenharia do Google, Paulo Golgher, postou uma carta no blog oficial da rede com o título "Adeus ao Orkut”. "Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários”, justificou ele em um dos trechos da carta, e ainda concluiu: "Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além”. A carta pode ser lida na íntegra através do blog:  www.blog.orkut.com/2014/06/adeus-ao-orkut.html

Insatisfeitos com a decisão da empresa, usuários do Orkut chegaram a criar uma petição online pedindo ao Google que não exterminasse a rede. De acordo com os dados da plataforma utilizada para a reivindicação, foram mais de 90 mil assinaturas. No entanto, ao que tudo indica, a tentativa foi mal-sucedida e o criador do abaixo-assinado virtual encerrou a atividade. Sendo assim, para quem ainda não reviveu seus históricos de Orkut a hora é essa. Afinal, faltam apenas 30 dias para o encerramento da rede social. 


Questão isolada ou triste realidade virtual?

Engana-se quem pensa que o Orkut é a primeira rede social a passar pelo que poderíamos chamar de a "síndrome do fui deixado”. Grandes redes como MySpace — criado em 2003 —, Fotolog — criado em 2002 —, e o site Formspring — que explodiu no fim de 2009 e que tinha como proposta ser uma rede, basicamente, de perguntas e respostas — são exemplos de redes sociais que foram fadadas à morte ou reformuladas para tentar manter, ao menos, o público que ainda as acessa e, quem sabe, atrair novos internautas.

O avanço mega acelerado da tecnologia pode ser um importante aliado para a contínua modernização e inovação desses sites, mas é preciso admitir que ele também pode ser um dos fatores cruciais para a migração de usuários para outras redes. De fato, não está fácil para ninguém.


Hora de tirar a poeira e salvar os arquivos

A VOZ DA SERRA separou algumas das perguntas mais frequentes e as respostas do Google para os usuários sobre o encerramento do Orkut e que fim levará todos os arquivos que ainda são mantidos pelos usuários que não desativaram suas contas.


Que informações podem ser salvas?

Os álbuns de fotos podem ser exportados para o Google+ (atividade disponível até 30 de setembro de 2014);

O perfil do Orkut, scraps, depoimentos e postagens em comunidades podem ser salvos em computador, via Google Takeout (atividade disponível até setembro de 2016);


O que acontecerá com as contas no Orkut depois do fim da rede social?

O usuário não será mais capaz de entrar no Orkut, mas poderá salvar fotos, scraps e depoimentos usando o Google Takeout até setembro de 2016.


As mensagens no Arquivo de Comunidades do Orkut podem ser apagadas?

As mensagens em comunidades podem ser removidas até 30 de setembro. Para apagá-las do Arquivo de Comunidades depois que o Orkut fechar, o usuário precisará remover o Orkut de sua conta, excluindo assim todas as suas postagens de todas as comunidades.


O que acontece se o perfil do Orkut for excluído antes do fim da rede? 

O perfil será removido do Orkut. Depois de excluir o perfil, o usuário não poderá fazer o download de suas informações no Orkut usando o Google Takeout.


O usuário pode transferir suas comunidades para o Google+?

Não, mas pode criar uma nova comunidade no Google+. Depois de criar a comunidade, o usuário pode conectar a nova comunidade no Google+ a sua comunidade no Orkut. Isso não transfere os dados para o Google+, mas os membros da comunidade do Orkut verão um banner que os convida a entrar na nova comunidade no Google+.


Matéria produzida pela estagiária Karine Knust sob supervisão da chefia de redação




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade